<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

8.11.05

Hambúrguer low-cal

O hambúrguer, no século XVIII, era servido nas refeições acompanhado de cebolas e batatas. Os marinheiros alemães que saíam do porto de Hamburgo para a Rússia começaram a cozinhar os bifes de carne, finamente picada, que os nômades da Europa Oriental e Ásia já utilizavam crus, na alimentação. Por influência dos imigrantes alemães, estes bifes redondos de carne moída chegaram à América.

Mas quem foi que afirmou que hambúrgueres são todos iguais?

Considerado mais que um vilão para a saúde, o hambúrguer é geralmente associado à uma refeição com muita gordura, pouco sabor e sempre condenada por especialistas em nutrição que estão sempre de plantão. Para contrariar tudo isso, abaixo eu deixo uma receitinha leve e deliciosa. E o melhor: nada de carne!

Tofu
O tofu é feito do extrato da soja, portanto, tem proteína completa que contém todos os aminoácidos essenciais. O tofu não contém colesterol e é relativamente baixo em calorias e sódio.

Surpreendentemente, aproximadamente metade das calorias do tofu vêm de gordura -- gordura insaturada. O tofu é uma alternativa popular para a carne e pode ser uma fonte de cálcio para as pessoas alérgicas ao leite (leia os ingredientes na etiqueta; se o sulfato de cálcio não for listado, esta marca de tofu é uma fonte pobre de cálcio). É ainda protetor contra doenças do coração e câncer, sendo considerado uma adição muito saudável na dieta alimentar.

O tofu tem muito pouco sabor e assume os sabores das comidas com que for preparado. Por exemplo, se o tofu for misturado com molho de soja assume um sabor de soja. Devido a esta versatilidade, o tofu se presta a muitas receitas: espaguete, saladas, chili, refogado chinês e até mesmo molho de salada. Para conseguir uma textura interessante, esponjosa, congele o tofu durante pelo menos dois dias. Depois que descongelar, extraia a água (apertando-o como se fosse uma esponja de cozinha), parta o tofu em pedaços grossos e adicione-o nos pratos de sua preferência.

Hambúrguer de Tofu e Espinafre
Porções: 8

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
- 1 xícara (chá) de tofu picado
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (chá) de molho de soja
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto
- óleo para untar

Preparo
Coloque o espinafre, ainda molhado, numa panela. Tampe e cozinhe em fogo baixo até as folhas ficarem macias. Escorra e deixe esfriar. Esprema para retirar o excesso de água e pique-as.
Numa tigela, além do espinafre, coloque o tofu, o alho, o molho de soja e a farinha de trigo. Tempere com sal e misture bem.
Forme os hambúrgueres da seguinte maneira: corte alguns quadrados de papel alumínio de 15 cm e coloque-os sobre uma superfície seca, untando ligeiramente com óleo.
Com cerca de ¼ da xícara da mistura do hambúrguer, faça uma bola e coloque no centro do papel. Cubra com outro pedaço também untado. Aperte com a palma da mão até obter a espessura de 0,5 centímetro. Retire o papel de cima e acerte as bordas com uma faca ou espátula.
Unte a frigideira antiaderente e leve ao fogo até esquentar.
Coloque o hambúrguer na frigideira com o lado sem o papel para baixo, e retire imediatamente o papel de cima. Frite aos poucos, em fogo baixo, até que esteja dourado dos dois lados.

O tofu pode ser encontrado na seção de laticínios da maioria dos supermercados.

Para armazená-lo, escoe a água, coloque-o em um recipiente com tampa, cubra com água fria fresca e mantenha-o na geladeira. Mudando a água a cada dois dias, é possível conservá-lo por uma semana sem que se deteriore.

Assunto(s) relacionado(s):
+ Soja

0 colherada(s) em «Hambúrguer low-cal»


Postar um comentário



« Página inicial