<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

15.9.05

Feeds

Os leitores podem acompanhar as notícias publicadas aqui no Frugal em tempo real através do formato RSS (Really Simple Syndication, Rich Site Summary ou RDF Site Summary). Para quem nunca ouviu falar disso, o RSS é um formato que foi criado em 1997 e usa a tecnologia XML (Extensible Markup Language) para a publicação automática de conteúdo e linques de um site em outros. Ele também permite o uso de programas conhecidos como leitores de RSS ou agregadores, que reúnem o conteúdo de diversos sites que fazem uso deste formato em uma única interface.

Os arquivos RSS -- também chamados de feeds -- trazem o título e o primeiro parágrafo das notícias, além de um linque para o tópico em questão, que remete para o Frugal e permite ler o texto completo da notícia, artigo ou receita.

Agregadores
Para ler as notícias no formato RSS ou XML será preciso fazer uso de um software agregador. Esse tipo de programa busca os feeds dos sites escolhidos pelo usuário e pode apresentá-los em um formato parecido com o dos programas de e-mail. Isso permite acompanhar as novidades de um grande número de sites sem precisar visitá-los um a um.

Existem agregadores que rodam diretamente no computador do usuário e outros que funcionam acoplados ao navegador ou mesmo em sites especializados como se fosse um webmail. Confira algumas opções:

FeedReader: leitor gratuito e de código aberto para Windows.
Bloglines: leitor RSS que pode ser acessado de qualquer lugar pela web. Permite organizar os endereços e compartilhar as listas com outras pessoas. Gratuito.
RSS Reader: gratuito, o software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdo e definir diferentes estilos de exibição.
Pluck: leitor gratuito que fica agregado a barra superior do Internet Explorer. Permite organizar feeds por categoria.
Sage: extensão para Firefox. Leitor RSS pequeniníssimo e gratuito.
NewsMonster: uma outra extensão para Firefox. Gratuita.
My Yahoo!: página personalizável do Yahoo! possui um módulo para exibição de feeds. O serviço ainda é experimental e exige cadastro no portal.
NetNewsWire: é um dos agregadores mais populares para o Mac OS X. Além da versão completa, que exige pagamento depois de 30 dias de uso, possui uma versão gratuita, sem alguns dos recursos da versão paga.

Os sites que possuem feeds em geral são identificados pelo botão Syndicate this site. Também é possível encontrar endereços de feeds em diretórios como o CompleteRSS ou nos brasileiros Projeto RSSficado e Feeds.com.br, que traz uma relação completa de feeds brasileiros separados por categoria.

Frugal no formato RSS
Para ter acesso as notícias publicadas no Frugal, copie o endereço abaixo e insira no seu leitor de RSS:

http://feeds.feedburner.com/frugal


Conteúdo personalizado
Eu também disponibilizei linques ali na coluna direita que permitem ler o conteúdo do blogue em outras línguas, sempre usando tradutores online disponíveis. Claro que o resultado não é um dos melhores, mas pelo menos assim os visitantes de outros países que chegam aqui por meio de outros sites conseguem ter uma idéia do que eu tenho escrito.

As línguas disponíveis são:

- português/inglês
- português/italiano (para Superfuji -- ciao, benvenuto! -- e a parentada italiana)
- italiano/português (para Floppy, que pediu a receita da Torta di Vianne -- obrigada pelas visistas!)

Por enquanto é só.

3 colherada(s) em «Feeds»

Ciao Frugal, grazie per il benvenuto! :-)
Anonymous Anônimo em 16/9/05 18:53 h |

 

Ciao Superfuji!
Grazie a te per aver segnalato Frugal nel tuo blog.

Ma, a proposito, di dove sei?
Anonymous Anônimo em 28/9/05 13:30 h |

 

Ciao, il tuo blog è interessantissimo! Sono di Roma
ciao ciao
Anonymous Anônimo em 28/9/05 21:16 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial