<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

31.10.05

The Great Pumpkin

A abóbora -- Curcubita -- é uma cultura muito difundida no Brasil. Originária da América, era parte da base da alimentação das civilização Asteca, Inca e Maia. Pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. A abóbora é um fruto rico em vitamina A, mas também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão.

A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. E são simplicíssimas de preparar: lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.

Existem vários formatos, tamanhos e cores de frutos, todos com a casa bem grossa e dura. As abóboras mais facilmente encontradas são a abóbora seca (frutos grandes de até 15 kg), o tipo Baianinha (frutos pequenos de pescoço e casca rajada) e a abóbora japonesa ou Kabotiá (fruto com gomos, como a moranga, mas de casca verde-escura).

Para fazer doces em pasta, em calda ou cristalizado, dê preferência à abóbora seca (de frutos grandes). Para pudins e curau, todos os três tipos podem ser utilizados. Para pratos salgados, a abóbora japonesa é a mais indicada por ter a polpa mais enxuta.

Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco. Mantenha os frutos com cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo. A abóbora seca comprada picada em pedaços grandes e com casca tem menor durabilidade que a abóbora inteira, que deve ser conservada em geladeira, envolvida com saco plástico, por até uma semana.

Torta Salgada de Abóbora

Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo
- 4 ovos
- 700 g de margarina
- 1 colher (chá) de sal

Recheio
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola média picada em cubinhos
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 100 g de alho-poró
- 300 g de carne-seca demolhada, cozida e desfiada
- 900 g de abóbora japonesa madura cortada em cubos pequenos
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- ½ litro de caldo de galinha ou frango
- 200 ml de leite de coco
- 200 g de palmito picado
- salsinha picada
- 50 g de farinha de trigo

Preparo
Massa: coloque a farinha em formato de vulcão. No centro, coloque os ingredientes, misture e sove bem a massa.
Recheio: comece refogando a cebola, o alho e o alho-poró na manteiga. Acrescente a carne-seca, a abóbora, o sal, a pimenta e o caldo de galinha e deixe cozinhar por alguns minutos. Depois que a abóbora estiver cozida, acrescente o leite de coco, o palmito e a salsinha. Deixe apurar. Se precisar, acrescente um pouco de farinha de trigo ao recheio para dar liga.
Montagem: numa forma de aro removível, abra metade da massa no fundo e nos lados. Coloque todo o recheio e com o restante da massa abra um disco e coloque por cima do recheio. Pincele com gema, asse por 45 minutos em forno preaquecido (180° C). Quando estiver pronta, deixe esfriar um pouco e retire-a do aro. Sirva ainda quente.

Estes são os temperos que mais combinam com a abóbora: sal, cebola, açúcar, alho, pimenta, noz-moscada, canela e gengibre.

Trick or treat?

0 colherada(s) em «The Great Pumpkin»


Postar um comentário



« Página inicial