<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

16.10.05

Amoras

As amoras pertencem à família das Moráceas que, agrupando espécies bastante variadas, produzem frutos de usos, aparência e sabor tão diferentes entre si como os figos (Ficus), a fruta-pão e a jaca (Artocarpus), além das próprias amoras (Morus). As amoreiras podem ser de três espécies: vermelha (Morus rubra), branca (Morus alba) ou negra (Morus nigra). A coloração de seus frutos varia de acordo com a espécie à qual pertencem e conforme o seu grau de maturação.

Originárias da Ásia, as amoras foram, provavelmente, introduzidas na Europa por volta do século XVII. No Brasil, a amoreira -- em especial a negra -- cresce bem em toda parte, podendo ser encontrada de forma subespontânea em praticamente todas as regiões do país.

Se a amoreira-branca é a preferida na criação do bicho-da-seda, que se alimenta de suas folhas, a amoreira-negra costuma ser a preferida para o consumo alimentar humano, pelo sabor mais pronunciado de seus frutos que são, também, mais volumosos. Além disso, a amoreira-negra é árvore de características ornamentais pois, apesar de não alcançar muita altura, sua copa, de folhas abundantes, proporciona boa sombra.

Todas as amoras são ricas em vitamina C e caracterizam-se por sua forma típica, gerada a partir do agrupamento de vários e minúsculos frutos que se unem formando uma polpa rica em água e açúcar. E qualquer uma delas, encontradas no pé e bem maduras, faz a delícia das crianças, dos adultos e, é claro, da avifauna. São geralmente consumidas in natura e podem ser servidas também com creme de chantilly; são igualmente deliciosas quando utilizadas no preparo de tortas, sorvetes, compotas, galéias, doces cristalizados ou em massa, ou transformadas em vinhos, licores e xaropes.

Pavê de Amora
Porções: 6

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de amora
- 1 colher (chá) de maisena
- 1 pacote de biscoito inglês (tipo champanhe)
- licor de sua preferência ou leite
- creme de baunilha

Creme de baunilha
- ½ litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema
- gotas de essência de baunilha
-1 colher (sopa) de maisena

Preparo
Creme de baunilha: reserve um pouco do leite e leve o restante ao fogo numa panela junto com o leite condensado e a gema. Junte as gotas de baunilha, misture bem e espere ferver. Adicione então a maisena dissolvida no leite reservado e mexa. Cozinhe por alguns minutos, mexendo sem parar. Retire do fogo e mexa de vez em quando até que o creme esfrie por completo.
Calda: dilua o açúcar com ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo. Apure até obter uma calda rala. Reserve algumas amoras para decorar e adicione as demais à calda. Cozinhe por alguns minutos.
Dilua a maisena num pouco de água fria e despeje na panela, misturando bem. Deixe engrossar um pouco.
Montagem: umedeça os biscoitos com o licor escolhido diluído em água ou leite adoçado. Numa forma retangular, vá arrumando as camadas de biscoito, creme de baunilha e creme de amora, terminando com o creme de baunilha. Decore com as amoras reservadas e deixe na geladeira até o momento de servir.

Informações mais recentes de pesquisas têm demonstrado um maior potencial da utilização da amora-preta como um corante artificial de excelente qualidade, seja para qualquer finalidade. Outra grande descoberta da utilização da amora-preta que vem expandindo, seria seu uso para fins medicinais, como uma planta que atua contra o câncer, pela ação do ácido elágico, e também no combate a osteoporose, devido sua concentração elevada de cálcio (46 mg/100g fruto). Outra utilização crescente, é como tônico muscular para utilização durante práticas esportivas, devido ao alto teor de potássio encontrado no fruto (245 mg/100g fruto).

0 colherada(s) em «Amoras»


Postar um comentário



« Página inicial