<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

15.10.05

Panquecas

A panqueca é uma massa super fina frita no óleo ou na manteiga.

A maior parte das massas das panquecas são feitas com farinha de trigo, leite e ovos. Porém, nos EUA a massa pode conter farinha de milho -- a mesma que se faz a polenta -- e as panquecas com batata também são muito populares na Europa, principamente na Alemanha e Polônia. Em alguns países, a massa pode conter algum agente de levitação (fermentação), como bicarbonato ou yeast, um tipo de bacilo usado na fermentação de pães.

As panquecas muito provavelmente foram muito degustadas na Antigüidade, ou mesmo antes. A receita mais antiga de panquecas já figurava nos livros de cozinha ingleses do século XV. E é exatamente na Inglaterra onde nasce o Pancake Day, celebrado um dia antes da quarta-feira de Cinzas (terça-feira de Carnaval). Esta festa é também celebrada na Irlanda e na Austrália.

Panquecas podem ser degustadas quentes ou frias e geralmente são recheadas e cobertas com molhos (doces e salgados), além de outros ingredientes. Quase sempre é um prato que agrada bastante, tanto adultos como as crianças. Dependendo da receita, pode conter todos os grupos alimentares num só prato, o que faz dela quase uma refeição completa.

Invente a sua!

Panqueca de Frango com Aspargos
Porções: 4

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de leite
- caldo de carne
- 2 cenouras pequenas descascadas

Recheio
- 400 g de carne de frango cozida na água e sal
- 1 xícara (chá) de aspargos cozidos picados
- salsinha picada a gosto
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- azeite de oliva extravirgem para refogar
- 6 colheres (sopa) de requeijão *

Preparo
Massa: bata no liquidificador primeiro as cenouras com o leite e passe por uma peneira. Depois, bata o restante dos ingredientes com o leite. Deixe descansando enquanto se prepara o recheio.
Recheio: processe a carne de frango. Refogue o alho e a cebola, acrescentando o frango. Deixe fritar um pouco e só então adicione os aspargos. Refogue mais um pouco. Se estiver muito seco, coloque um pouco de água ou vinho branco. Junte a salsinha, a pimenta-do-reino e corrija o sal. Quando estiver bem refogado e seco, desligue o fogo, acrescente o requeijão, misturando bem e tampe a panela.
Montagem das panquecas: aqueça bem uma frigideira rasa de uns 30 centímetros de diâmetro. Coloque uma colher de chá de manteiga para derreter com uma gotinha de azeite. Quando derreter, espalhe com o auxílio de um papel toalha, para enxugar o excesso. Se você precisar dobrar a receita, guarde este mesmo papel toalha para "besuntar" a frigideira quando esta secar.
Coloque 2/3 de xícara de massa na frigideira, quente e fora do fogo, espalhando bem, com movimentos circulares. Volte para a chama do fogão e deixe assar (até levantar bolhas). Vire e doure o outro lado.

Enrole com uma porção generosa do recheio, coloque o molho por cima. Se quiser, pode gratinar com parmesão ralado.

(*) Dica: o requeijão pode ser substituído por queijo catupiri.

Dicas para um ótima panqueca
Para virar a panqueca, se não conseguir daquele jeito mágico -- fazendo-a voar e dando uma cambalhota como fazem os chefs --, gire-a com o auxílio uma espátula ou até mesmo, vire-a primeiro num prato e depois coloque-a do outro lado na frigideira. O importante é que ela seja assada dos dois lados.

Para você nunca perder a primeira panqueca, duas coisas são fundamentais: 1) a temperatura da frigideira tem que ser bem alta e 2) a massa tem que estar descansada pelo menos 30 minutos.

É preferível usar uma frigideira rasa (existem até umas especiais para panqueca), pois se for usada uma funda, você terá dificuldade para virá-la. A massa também pode ser assada numa chapa grande. É questão de gosto ou de ter em casa uma chapa disponível.

Se for usar as panquequeiras (umas onde a massa é assada no lado convexo e antiaderente), nunca use a receita de massa tradicional (sempre a indicada com o produto), pois senão a massa ficará toda grudada e não dará bom resultado. Geralmente estes produtos indicam receitas a base de água (que também pode ser utilizada da frigideira comum).

Boa sorte! =|:-)x

0 colherada(s) em «Panquecas»


Postar um comentário



« Página inicial