<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

13.11.05

San Martino

A festa de São Martinho é ainda hoje recordada principalmente pelas crianças (mas infelizmente é um costume que está caindo em desuso) no dia 11 de novembro, que com panelas e sininhos giram pela cidade entrando nas lojas pedindo qualquer coisa como doação e cantando:

Fra' Martino, campanaro,
dormi tu? dormi tu?
Suona le campane, suona le campane,
din, don, dan, din, don, dan!

Vida*
Martinho nasceu em Sabaria, na antiga Panónia (hoje Hungria), entre os anos de 315 e 317 d.C.

Era filho de um soldado do exército romano e, como mandava a tradição, filho de militar segue a vida militar, assim como outras profissões da época. Martinho estudou em Pavia, onde a família vivia, e entrou para o exército com apenas 15 anos, tendo chegado a cavaleiro da guarda imperial. Tinha a religião dos seus antepassados e cria nos deuses que faziam parte da mitologia romana.

Um dia aconteceu um fato que o marcou para toda a vida.
No ano de 338 d.C., durante uma noite fria e chuvosa de inverno, às portas de Amiens (França), Martinho passava, provavelmente com seu cavalo, quando viu um pobre homem com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola. Martinho não levava consigo qualquer moeda. Num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa (clâmide) e entregou ao mendigo para que se agasalhasse. Os outros soldados riram, porque Martinho ficara com a capa rasgada. Mas segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol romperam por entre as nuvens. Este episódio ficou conhecido como "verão de São Martinho".

Depois do encontro de Martinho com o pobre -- que seria o próprio Jesus --, sente-se um homem novo e é batizado na Páscoa de 337 ou 339 d.C. Entende que não pode perseguir os seus irmãos na fé e percebe, que os outros são mais seus irmãos que inimigos. Tem apenas uma solução: o exílio, porque, oficialmente, só podia sair do exército com 40 anos. Obteve do imperador a esoneração e mudou-se para Poitiers, onde foi ordinado sacerdote do bispo Santo Hilário. Funda primeiro o mosteiro de Ligugé e depois o mosteiro de Marmoutier, perto de Tours, onde anos mais tarde é aclamado como Bispo de Tours. Morre em Candes, no dia 8 de novembro do ano de 397 e seu corpo chega à cidade de Tours no dia 11 de novembro, acompanhado por 2.000 monges, curiosos e mulheres devotas. É o primeiro padrono da França.

* texto adaptado d'O Leme


Festejando São Martinho
Por toda a Europa os festejos em honra de São Martinho estão relacionados com cultos da terra, das previsões do ano agrícola, com festas e canções desejando abundância e, nos países vinícolas do sul da Europa, com o vinho novo e a água pé (o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, de onde se retira o pouco de mosto que aí se mantém; é uma bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool).

É também a data que marca definitivamente a chegada do tempo frio. Neste dia a tradição nos diz que devemos beber vinho novo, comer castanhas assadas e muitas crispelli (crespeddhe em siciliano), nossa receita de hoje.

Crispelle de Maçã e Uva Passa (Crispelle di Mela e Uvetta)

Ingredientes
- 3 kg de maçãs vermelhas maduras
- 1 kg de farinha de trigo (ita. farina 00 per dolci)
- 1 litro de leite
- 350 g de uva passa
- 40 g de fermento em pó
- 3 ovos grandes inteiros
- raspas da casca de 1 limão grande
- Martini Bianco
- 2 pitadas de sal
- 2 litros de óleo de soja
- canela
- açúcar de confeiteiro

Preparo
Num recipiente, coloque as uvas passas de molho com Martini o suficiente para cobrí-las. Reserve.
Descasque as maçãs, retire as sementes e corte a polpa em pedacinhos, colocando-as num recipiente maior.
Junte 500 g de farinha de trigo, ½ litro de leite, os ovos, a uva passa (com o líquido), as raspas de limão, o sal e o fermento em pó. Misture todos os ingredientes de forma uniforme (use as mãos se necessário).
Adicione o restante da farinha e leite o suficiente para dar liga (o ponto é quando a massa que envolve as maçãs e as uvas seja lisa e que dê para "pingar")
Aqueça o óleo de soja numa frigideira bem funda e grande. Com uma colher banhada no óleo "pingue" o composto na frigideira. Repita sempre o mesmo procedimento.
Quando estiverem douradas, retire-as e deixe escorrer levemente em papel toalha. Em seguida, passe-as pela canela e açúcar de confeiteiro (previamente misturados) e acomode-as numa travessa para ser levada à mesa.

Dica: crispelle são degustadas com vino cotto.


Vino Cotto (receita medieval)

Ingredientes
- 1 litro de vinho tinto
- 300 g de mel de acácia
- 2 paus de canela
- 3 cravos-da-índia

Preparo
Ferva o vinho lentamente após ter misturado todos os ingredientes até quando restar cerca de 750 ml. Beba quente.

A crispelle deixa um cheiro pela casa que é uma delícia!


Assunto(s) relacionado(s):
+ Maçã

4 colherada(s) em «San Martino»

Ines, minha mae sempre fez os crispelles no Natal, mas na receita dela ia anisete. Voce faz assim tambem? Outra guloseima de Natal que eu adorava eram uns pastelzinhos feitos com a massa das crispelles, mas recheado com uma pasta de grao de bico. Voce sabe o nome? Essas receitas fazem parte da tradicao de Natal da minha familia. beijos! :-)
Anonymous Anônimo em 1/12/05 18:43 h |

 

Fer,

Usando anisete no lugar do Martini fica bom? Sei lá, eu não tentei, mas acho que eu não iria gostar muito do sabor porque não sou muito chegada em anis e derivados. :-p

Tem tanto doce por aqui, cada região tem o seu e às vezes não são conhecidos em outras.

Os pastelzinhos que você diz podem ser os "calcinetti natalizi" (doce frito com recheio de pasta de grão de bico, chocolate e mosto), característicos da região central da Itália.

Beijoca.
Anonymous Anônimo em 6/12/05 20:33 h |

 

Estive pensando...imagino que a maioria dos seus leitores sejam brasileiros, não é?! Porque não coloca em algum lugar nos posts a forma correta de pronunciar os nomes em italiano? Assim, além de culinária, a gente poderia aprenser tmb um pouquinho da sua nova lingua.

bjs
Anonymous Anônimo em 7/12/05 14:48 h |

 

Esse anônimo ai de cima fui eu: Mel
Anonymous Anônimo em 7/12/05 14:48 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial