<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

3.10.05

Radicchio

Para quem não sabe, o radicchio (Cichorium intybus L.1) é uma variedade de chicória. É uma verdura caracterizada por suas folhas vermelhas compactas e veias brancas, muito indicada no preparo de saladas, risotos, massas e guarnições. É utilizada principalmente na cozinha italiana.

Os tipos mais conhecidos são: o radicchio de Verona, o mais popular, que se parece com uma cabeça pequena de alface vermelha; o radicchio de Treviso, que parece a versão vermelha da endívia belga.

O radicchio possui sabor suavemente amargo e consistência crocante. Pode ser consumido cru (com apenas um pouco de azeite de oliva e sal) ou pode ser associado a outros tipos de saladas e até mesmo pode ser servido grelhado.

Esta verdura tem pouquíssimas calorias e contém muito magnésio, potássio, além de ser fonte de vitamina A.

Quando plantado, requer pouca água (quanto mais molhada a terra, mais amargo o gosto). Em aproximadamente 3 meses já estará pronto para a colheita. Deve ser escolhido quando é "maduro", pois quanto mais velho, mais resistente e mais amargo será o vegetal. Conserve-o na geladeira dentro de saco plástico (dura cerca de uma semana).

Risoto com Radicchio da IG
Porções: 4

Ingredientes
- 400 g de arroz do tipo arbóreo
- 1 cebola picada
- 40 g de manteiga
- 2 colheres (sopa) azeite de oliva extravirgem
- 5-6 folhas de radicchio lavadas e cortadas fino
- caldo de legumes
- 1 cálice de vinho tinto
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
- queijo parmesão ralado fresco

Preparo
Numa panela, faça derreter a manteiga com o azeite. Coloque a cebola e refogue até murchar.
Adicione o radicchio e deixe fritar por alguns minutos, até diminuir de volume.
Incorpore o cálice de vinho e misture até evaporar.
Junte o arroz e deixe fritar de tanto em tanto. Comece a adicionar o caldo de legumes aos poucos (assim que enxugar, coloque mais um pouco). O tempo de cozimento do zrroz se dará em aproximadamente 18 minutos.
Cerca de três minutos antes, adicione o creme de leite e mexa bem. Corrija o sal e tempere com a pimenta-do-reino.
Cozinhe por mais 1-2 minutos, retire do fogo e sirva quente polvilhado com queijo parmesão ralado fresco.

0 colherada(s) em «Radicchio»


Postar um comentário



« Página inicial