<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

1.10.05

Quiches

De acordo com a enciclopédia "Larousse Gastronomique", a quiche é definida como "uma torta aberta, recheada com uma mistura de ovos batidos, creme de leite fresco e bacon picado", exatamente a base do preparo da versão mais famosa de quiche que leva o nome da região onde foi inventada -- Lorraine, entre as cidades francesas de Metz e Nancy. A quiche tornou-se um dos maiores clássicos da culinária francesa. Hoje é um prato mundialmente conhecido, feito com os mais diferentes tipos de recheios, o que faz dele um verdadeiro sucesso em muitas mesas e restaurantes. Sendo um prato bastante versátil, pode ser servido tanto como entrada, acompanhamento ou como prato principal.

Existem versões de quiche em miniatura sob a forma de canapés (a finger food, assunto já tratado no outro blogue), sendo uma ótima sugestão e muito original quando servida em recepções e eventos importantes.

Graças a leveza da sua massa, a quiche é um prato de preparo razoavelmente rápido e descomplicado. Além disso, para quem gosta de novas experimentações na cozinha, a quiche é o prato perfeito para combinar novos recheios.

Quer preparar uma boa quiche? Siga algumas dicas essenciais abaixo listadas:
  • prepare a massa da torta e deixe descansar por cerca de 30 minutos

  • abra a massa com um rolo e coloque-a sobre uma forma especial para quiche (ondulada na lateral e com aro removível)

  • decore as bordas como desejar e deixe na geladeira por alguns minutos

  • prepare o recheio escolhido

  • asse a quiche até ficar com uma cor dourada-pálida; retire do forno, recheie e adicione a mistura de ovos

  • retorne ao forno para terminar o cozimento; retire quando a torta estiver dourada e com o recheio firme

Quiche de Brócolis com Bacon
Porções: 6

Ingredientes
- ½ xícara (chá) de leite
- caldo de legumes
- 100 g de manteiga
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
- caldo de legumes
- 200 ml de creme de leite fresco, sem soro
- 1 ovo batido
- ½ xícara (chá) de queijo prato ralado
- 2 xícaras (chá) de brócolis picado (limpo e cozido em água e sal)
- 50 g de bacon picado

Preparo
Massa: leve ao fogo o leite com um pouco do caldo de verduras e legumes, mexendo até dissolvê-lo completamente. Reserve. Numa tigela, peneire a farinha com o fermento. Depois, faça um furo no meio, coloque a manteiga e, aos poucos, adicione o restante do leite, misturando com a ponta dos dedos, até que forme uma massa lisa que desgrude das mãos. Embale em película transparente e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, inicie o preparo do recheio.
Recheio: numa panela, coloque cerca de meia concha de caldo de legumes e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite, o ovo, o queijo prato emisture bem. Reserve.
Montagem: numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão. Cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (utilize uma com cerca de 25 cm de diâmetro). Espalhe a verdura, cubra com o recheio e asse em forno preaquecido com temperatura média (180° C) por cerca de 40 minutos. Enquanto a quiche assa, coloque o bacon numa frigideira e frite-o na sua própria gordura. Quando frito, retire-o da frigideira e deixe-o escorrer o excesso de gordura em papel toalha. Quando a quiche estiver com o recheio firme e a massa dourada, retire do forno e espalhe o bacon. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Dica: o brócolis pode ser substituído por escarola, champignon ou espinafre.

Algumas pessoas utilizam a massa folhada pronta como base da quiche. Não faz parte da receita original, mas algumas vezes é bem mais prática. Porém toda a leveza característica da massa original é perdida somente com essa adaptação.

A receita acima é para a pessoa mais cool da bloguesfera, a Fezoca, que apaga velinhas hoje e que esteve recentemente na França, onde com certeza deve ter saboreado as quiches mais deliciosas do mundo!

Então, Fezoca... Aceite essa quiche que eu fiz para você, e também os meus parabéns e um beijo bem grande aqui da Itália. |=:-Dx

2 colherada(s) em «Quiches»

hummm, adoro quiche!!
pro meu aniversário fiz dois. um de legumes e o outro de tomates secos e queijos. delícia!!
essa tua receita farei logo, logo!!!
beijos
Blogger cíntia em 1/10/05 23:38 h |

 

Pode mandar a receita já pro meu e-mail! Hehehe.

Baci.
Anonymous Anônimo em 3/10/05 10:55 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial