<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

9.10.05

Salames

A palavra salame origina-se do italiano salumi, que tem origem no termo latino salumen, que servia para designar uma série de produtos de origem suína conservados em sal.

O ato de acrescentar-se sal à carne para conservá-la, bem como a de embutí-la, são técnicas cuja origem se perdeu no decorrer dos tempos na história da humanidade. Povos como os etruscos e os romanos já conheciam esta técnica e denominavam os produtos de carne suína conservada pelo sal de "salumen". Na obra "De agri cultura", do século II a.C., Catão fala da conservação de pernas inteiras de porcos através do sal. Na Idade Média, as partes mais apreciadas do suíno eram conservadas com a mesma técnica.

Na minha opinião, o salame é o embutido mais gostoso. Para dizer a verdade, é também o meu preferido, disparado. Imagine uma irresistível baguete com gergelim quentinha recheada de salame e queijo. Huuuuum, delícia! :-D, (salivando)

Mas hoje é domingo, dia de falar de doce, IG...
Salame doce: você já comeu?

Salame de Chocolate

Ingredientes
- 1 pacote de bolacha maisena (picada grosseiramente) com as mãos
- 3 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó
- 1 lata de leite condensado
- 300 g de manteiga sem sal derretida
- 1 xícara (chá) de amêndoas ou castanha do Pará (picada)

Preparo
Coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a margarina numa panela e leve ao fogo, mexendo até obter um creme. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Misture os biscoitos.
Coloque a massa sobre um retângulo de papel-manteiga e enrole, dando o formato de salame (6-8 cm de diâmetro). Feche as pontas.
Envolva o salame em papel alumínio e filme plástico. Prenda uma extremidade com barbante ou fitilho, como se faz com o salame convencional.
Leve ao freezer dentro de um recipiente durante cerca 1 hora para endurecer. Retire do mesmo uns 15 minutos antes de servir. Corte em fatias apenas o que será consumido.

Obs.: não deixar fora do freezer ou congelador, pois o mesmo pode amolecer.

Dica: fica muito bacana depois de embrulhado. Pode ser servido acompanhado de sorvete de creme.

A moça dos gatos mais fofa desse mundo sempre me falou da tal morcela doce portuguesa, que é uma delícia, etc. e tal. Não faço a menor idéia do gosto (sempre comi a tradicional, feita de sangue e salgada, pois espanhol que se preze come, não é?).

Deixando a morcela de lado, depois me contem o que vocês acharam desse salaminho!

0 colherada(s) em «Salames»


Postar um comentário



« Página inicial