<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

3.10.05

Leituras gastronômicas #6

Histórias na cozinha de Marcella
por Alexandra Leite

"La Cucina" é o livro de Marcella Hazan, uma das mais conhecidas escritoras de cozinha no mundo. É obra de louvor à farta mesa italiana, suas massas, risotos, carnes e polentas. Também professora de culinária, suas receitas e dicas primam pelo didatismo: na ajuda para fazer a massa de um ravióli, ao escolher o melhor queijo parmesão e como utilizar com parcimônia o sal. Comete alguns exageros, como dizer que o único azeite que presta são os produzidos na Itália, mas o fato é que desde o lançamento do seu "Fundamentos da Cozinha Clássica Italiana", em 1978, é unanimidade que sua literatura é definitiva sobre o assunto.

Esta quase biografia de Marcella não é a mais indicada para quem procura pratos fáceis e rápidos. Muitas das receitas necessitam de horas para o preparo, quando não, dias de antecedência. Livro para os gourmets de verdade, que gostam de planejar os pratos, pensá-los, ir até o mercado, deixar marinando. Nem por isso seu estilo de cozinhar é complicado. Marcella acredita na simplicidade e sabor da comida preparada em casa, e, para ela, isso não deve vir acompanhado de sofrimento. No preparo de uma polenta, por exemplo, ela oferece uma receita alternativa aos leitores que não querem ficar uma hora em pé, à beira do fogão. Marcella passa horas e horas na cozinha, preparando iguarias para seu exigente marido Victor. Mas ela sabe que nem todos podem fazer o mesmo e indica pratos que possam ser reaquecidos ou congelados.

A verdade é que Marcella é dona de um coração de ouro. Esta nonna italiana compartilha conosco segredos e histórias que poderiam viver guardados apenas na cozinha de seu lar. Sorte nossa!

0 colherada(s) em «Leituras gastronômicas #6»


Postar um comentário



« Página inicial