<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

9.9.05

Lulas

As lulas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui duas subordens, Myopsina e Oegopsina (esta última inclui a espécie Architeuthis dux, a lula gigante considerado o maior invertebrado do mundo, mas esta é uma exceção, pois a maioria das lulas não tem mais que 60 centímetros de comprimento).

Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem dez tentáculos, dos quais dois se destacam. As lulas têm cromatóforos na sua pele e a capacidade de expelir tinta como resposta a uma ameaça (no Brasil, a espécie mais comum -- L. brasiliensis -- é salpicada de pequenas manchas vermelhas ou escuras). Sendo coleóides, têm um endoesqueleto que na lula é uma placa única. As lulas movem-se com a ajuda de um sifão capaz de expelir água sob pressão. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

As lulas vivem em mar aberto e em várias profundidades. São animais exclusivamente carnívoros e muito ativos à noite, pois é nesse período que capturam através dos tentáculos peixes e crustáceos para sua própria alimentação.

Lulas com Laranja

Ingredientes
- 500 g de lulas frescas cortadas em anéis
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 cebola bem picada
- 1 xícara (chá) de caldo de peixe
- 200 g de creme de leite fresco
- raspas da casca de ½ laranja
- pimenta-do-reino branca a gosto
- sal a gosto
- salsinha

Preparo
Deixe as lulas escorrendo para ficarem secas.
Coloque a farinha num saco plástico junto com as lulas e sacuda vigorosamente, para enfarinhar os anéis de lula por igual.
Derreta a margarina numa panela, junte a cebola picada e deixe refogar por cerca de 2 minutos. Acrescente as lulas e deixe fritar um pouco. Regue com o caldo de peixe e mexa bem.
Junte as raspas de laranja. Quando levantar fervura, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo brando por uns 20 minutos. Verifique o cozimento e quando as lulas estiverem quase cozidas, junte o creme de leite e deixe ferver, mexendo para engrossar o molho. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica: esta receita deve ser servida com arroz branco decorado com raminhos de salsa.

A lula é um molusco popular em muitas partes de mundo e parte integrante de muitas gastronomias regionais incluíndo a portuguesa e a brasileira. É um molusco muito pescado por ter carne saborosa, rica em sais minerais e vitaminas do complexo B. A carne da lula é uma ótima opção para dietas de emagrecimento, mas por não ser de fácil digestão, deve ser servida com moderação às crianças e pessoas idosas.

0 colherada(s) em «Lulas»


Postar um comentário



« Página inicial