<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

8.9.05

Macarrão no ponto certo

Na cultura italiana, massas devem sempre ser cozidas al dente, ou seja, firmes o suficiente para serem sentidas nos dentes.

Uma dica importante é a proporção de água. Para cada 100 g de massa, deve-se ferver um litro de água com 10 g de sal. Verifique na embalagem do fabricante o tempo indicado para o cozimento, pois cada corte de massa tem seu tempo certo, mas lembre-se: para quem mora em regiões montanhosas o tempo de cozimento será diferente daquele ao nível do mar.

Por exemplo, massa secas como a do tipo espaguete normalmente cozinham em 10-12 minutos. Já as massas frescas, levam menos de cinco minutos para estarem al dente. Conferir o ponto regularmente ainda é o melhor conselho. Lembre-se de que a massa continua cozinhando por alguns minutos após ser escorrida. Portanto, se a massa parecer ainda um pouco dura, em alguns instantes ela estará no ponto certo.

Sem medo de errar
por Sérgio Charlab

Mas como saber se a massa está al dente, ainda dura, ou já macia demais?

Se a massa for nacional, há um intervalo de não mais de cinco segundos entre o ponto em que a massa estará crua ou já estará passada (massas importadas de qualidade ampliam este intervalo para até um minuto).

Eis a solução: ao mesmo tempo em que despejar a massa na água fervente, separe uma massinha do mesmo tipo e coloque num copo com água e três gotas de pimenta vermelha. O macarrão da panela estará al dente no exato momento em que a massinha do copo com água tiver mudado inteiramente sua cor para o vermelho. Então é só desligar o fogo e acrescentar imediatamente uma xícara de água gelada para interromper o cozimento do macarrão. Escorra a água e saboreie!

Espaguete à Siracusana (Spaghetti Siracusani)
Porções: 4

Ingredientes
- 500 g de espaguete
- 1 pimentão verde
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 2 dentes de alho amassados
- 600 g de tomates sem pele fatiados
- 2 abobrinhas médias picadas
- 1 colher (sopa) de alcaparras amassadas
- 3 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço e fatiadas
- 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
- 50 g de queijo parmesão ralado (fresco)
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Corte em fatias o pimentão depois de limpá-lo eliminando as sementes.
Numa frigideira funda, aqueça o azeite de oliva e frite ligeiramente o alho. Adicione o pimentão, os tomates com o próprio suco, as abobrinhas, as alcaparras e as azeitonas pretas. Mexa tudo muito bem. Controle o sal e adicione, se necessário. Tempere também com a pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Numa panela grande, cozinhe o espaguete em bastante água fervente com sal. Escorra-o quando estiver al dente.
Transfira para a frigideira e misture bem. Acrescente o manjericão e sirva a seguir com o queijo parmesão ralado.

Experimente saborear este prato com um bom vinho tinto de mesa, como por exemplo o Nero d'Avola.

4 colherada(s) em «Macarrão no ponto certo»

adorei a dica! farei isto sempre agora!!
bjs1000
Blogger cíntia em 10/9/05 22:55 h |

 

Al dente fácil e sem erros, viu só? :o)

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:49 h |

 

Fiquei com algulmas dúvidas:

1) O momento de marcar o tempo de cozimento é a partir que o espaghetti começar a ferver ou no momento que é colocado na panela?

2) Na dica de colocar 3 gotas de pimenta num copo com água, precisa ser um pedaço de massa mais ou menos de que tamanho e qual quantidade de água.

desde já agradeço
Blogger Unknown em 11/9/08 14:59 h |

 

Valderi:
1) a massa deve sempre ser colocada na panela quando a água estiver fervendo e o tempo de cozimento é contado a partir disso.

2) basta colocar uma unidade da massa a ser cozida (parafuso, gravatinha, bico de pena, espaguete -- cortado) num copo com água (pode ser o copo americano). Pra ser sincera, nunca precisei fazer porque já estou acostumada com os tempos de cozimento.

Espero ter sido clara.
Volte sempre que quiser! :-)
Anonymous Anônimo em 16/9/08 12:44 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial