<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

5.9.05

Abobrinha

A abobrinha é um fruto colhido ainda verde, pertencente à família Cucurbitaceae, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Quando deixado na planta, o fruto se desenvolve até formar a abóbora madura.

Não há necessidade de descascar os frutos para utilizá-los. Pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, não comprometem sua utilização. Remova a parte ferida com faca e utilize o restante. Os frutos são consumidos com as sementes quando estas estão bem pequenas e macias.

A abobrinha não precisa de muito cozimento (10-15 minutos é mais que suficiente), pois fica mais saborosa e mais nutritiva quando mais consistente. Também não é preciso acrescentar água a não ser em sopas e caldos, pois a própria água da abobrinha já é suficiente para cozinhá-la. Os temperos que mais combinam com a abobrinha são: alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, azeite, limão, vinagre, gergelim, orégano (em pequenas quantidades) e manjericão.

É um fruto de fácil digestão. É também rico em niacina, além de ser fonte de fósforo, cálcio, ferro e celulose. Possui pequenas quantidades de vitamina A, importante à visão e à pele, e vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento e crescimento. O cálcio e o fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais. É ideal para dietas: cada 100 gramas do produto possui apenas 24 calorias

Gratinado de Abobrinha
Porções: 4

Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 3 abobrinhas
- 1 cebola picada
- 1 tomate picado
- sal a gosto

Creme
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (fresco)
- sal a gosto

Preparo
Lave e pique as abobrinhas.
Numa panela, esquente o óleo e refogue a cebola e o tomate. Coloque a abobrinha e deixe cozinhar.
Em outra panela, faça o creme, levando ao fogo a margarina com a farinha. Junte o leite e, misturando sempre, deixe cozinhar. Tempere com sal a gosto.
Coloque o refogado de abobrinha numa forma, cubra com o creme e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno para dourar.

A flor de abobrinha também é comestível -- dá bons risotos e pode ser preparada com recheios diversos.

2 colherada(s) em «Abobrinha»

hummm, gostei dessa receita. parece deliciosa. vamos ver se eu acho umas abobrinhas na feira pra fazer!! beijos mil
Blogger cíntia em 5/9/05 13:09 h |

 

Cíntia, eu adoro abobrinha e aqui é tudo fresquinho! :-p
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:47 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial