<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

3.9.05

Slow food

Há um grande movimento na Europa hoje, com base na Itália e ramificações na França, Espanha e em quase todo mundo, chamado Slow Food.

A Slow Food International Association -- cujo símbolo é um caracol -- é uma organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1986, no norte da Itália, como resposta à invasão do fast food e o que este representa como estilo de vida (fast life). Buscando formas de valorizar o prazer de comer, que vem sendo perdido pela velocidade da vida contemporânea, a Slow Food expandiu-se pelo mundo todo, divulgando seus princípios, chamando a atenção para a qualidade dos produtos e recuperando receitas e práticas culinárias locais.

O movimento Slow Food tornou-se internacionalmente conhecido a partir de 1989 e, atualmente, conta com mais de 80.000 adeptos, em 104 países dos cinco continentes, todas em defesa do direito de poderem saborear uma boa refeição sem o estresse e a correria da vida moderna.

Através de uma variedade de iniciativas, a organização promove a cultura gastronômica, desenvolve a educação da arte do saborear, a conservação da biodiversidade agrícola e a proteção de preparações culinárias tradicionais que estão sob o risco de extinção. Deste modo, sob a ótica do Slow Food, salvar uma espécie vegetal significa não só preservar o meio ambiente, mas também recuperar uma receita e ainda ter a possibilidade desfrutar deste alimento.

A Arca do Sabor, uma alusão à arca de Noé, é a principal arma para salvar tradições gastronômicas ameaçadas de extinção. Primeiro, produtos, pratos, animais, frutas, legumes e verduras ameaçados são identificados e catalogados. Essa lista inclui receitas e produtos alimentícios -- de vegetais "in natura" a queijos, sempre produzidos ou preparados de forma artesanal. Uma vez dentro da arca, o Slow Food incentiva o consumo destes itens e, em alguns casos, auxilia financeiramente os produtores.

Produtos industrializados, pré-cozidos e enlatados passam longe da cozinha dos adeptos do Slow Food. Para eles, somente alimentos frescos, locais e de safra podem garantir o sabor que o movimento procura.

Além de apoiar pequenos produtores, desde o ano 200 o Slow Food seleciona os melhores exemplos de preservação da herança gastronômica e de defesa da biodiversidade e os premia com o Slow Food Award. Pesquisadores, fazendeiros, comerciantes, qualquer um que colabore com a manutenção e a valorização da herança vegetal e animal, que forma a cultura gastronômica de um país, é candidato ao prêmio. Outras atividades do Slow Food incluem a publicação de revistas e guias com produtos e restaurantes adeptos ao movimento, bem como reuniões periódicas de adeptos e convenções em cada país. O Brasil já conta com vários seguidores deste movimento e o número de interessados vem crescendo a cada dia.



3 colherada(s) em «Slow food»

Amei o post Nezoca. A marquinha incluisive. Será que acho uma camiseta com essa marquinha linda aqui no BR?

bjs
Anonymous Anônimo em 5/9/05 20:42 h |

 

Alê,

Respondi sua pergunta aqui (clique e faça abrir em outra janela).

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:45 h |

 

O Slow Food tem um site de suas atividades no Brasil, confira:
http://www.slowfoodbrasil.com
Anonymous Anônimo em 15/11/07 18:01 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial