<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

21.8.06

Berinjela pra que te quero

Apesar de ainda ser pouco consumida no Brasil, a berinjela (Solanum melongena) é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. É um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antigüidade. Pertence ao mesmo grupo do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.

É uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita, à milanesa, ao forno, ensopada, com molhos diversos, recheada, em saladas e em omeletes.

Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada. São delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los. Devem possuir a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas. Para a berinjela comum, escolha frutos entre 180 e 250 g (17 a 20 cm de comprimento). Os frutos de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Uma outra coisa a observar é que os frutos colhidos muito novos murcham rapidamente e os que são colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes.

Para não errar na compra da berinjela: escolher as que são leves e emitem um som oco quando se bate com os dedos.

Depois de descascadas e picadas, as berinjelas escurecem rapidamente, por isso, após esta operação, devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Se o cozimento é no vapor, não esqueça de salpicar sal antes.

A durabilidade dos frutos em temperatura ambiente é limitada a dois dias, a partir daí começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas (dentro de saco plástico). Caso haja formação de gotículas de água dentro do saco plástico, fure-o com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo.

Conserva de Berinjela

Ingredientes
- 5 berinjelas cortadas em rodelas grossas
- 2 cebolas médias picadas
- 1 maço de salsinha e cebolinha verde picado
- 1 copo americano de vinagre de maçã
- azeite de oliva extravirgem
- orégano a gosto
- pimenta síria a gosto
- sal a gosto

Preparo
Lave bem as berinjelas e dê uma fervura em água e vinagre. Escorra e deixe-as esfriar.
Acrescente a cebola, a salsinha e a cebolinha verde picadas. Tempere a gosto.
Coloque numa travessa funda (pirex), cubra com azeite de oliva e deixe tudo de molho.

Obs.: quanto mais tempo for deixada de molho, mais saborosa ficará a conserva.

Estudos revelam que a berinjela ajuda na redução do colesterol em circulação no sangue. Aliando essa qualidade aos já conhecidos benefícios do azeite de oliva, essa dupla pode produzir além de pratos saborosos e aromáticos, uma ajuda na batalha pela saúde em nosso dia-a-dia.

A berinjela contém cálcio, ferro e fósforo, além de pequenas quantidades de vitamina A e B5.


Assunto(s) relacionado(s):
+ Conserva de Legumes

1 colherada(s) em «Berinjela pra que te quero»

meu marido adora berinjelas, entao tenho que achar maneiras criativas de prepara-la. ontem cortei em cubos e assei, para fazer uma salada hoje. vamos ver como vou me sair! ;-) Beijao, Ines!
Blogger Fer Guimaraes Rosa em 22/8/06 19:46 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial