<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

10.8.06

Notte di San Lorenzo

Hoje é São Lourenço.
E de noite é bom ficar com os olhos coladinhos no céu... :-)

A qui donc le grand ciel sombre
Jette-t-il ses astres d'or?
Pluie éclatante de l'ombre,
Ils tombent... encore! encore!


Les étoiles filantes - Victor Hugo



Meteoróides
Estrelas cadentes são fenômenos luminosos produzidos pela entrada na atmosfera terrestre de um conjunto de meteoróides que surgem quase simultaneamente e parecem provir da mesma região do céu dando a impressão de uma chuva de estrelas. Os meteoróides têm a tendência de girar em torno do Sol e da Terra e passam através de vários enxames todos os anos. No momento que a Terra atravessa uma dessas correntes de meteoros, ocorrem as denominadas chuvas de estrelas cadentes. Toda chuva de meteoros parece ter sua origem num ponto particular do céu denominado de radiante. Alguns enxames de meteoros estão associados a determinados cometas, enquanto outros a constelações. As da vez são os Perseídeos, meteoróides associados a constelação de Perseu.

Estrelas cadentes acontecem em diversas épocas do ano, não somente em agosto. Procure neste calendário astronômico.


Mas quem é esse Lourenço, afinal?
Calma, eu explico: contam que Lourenço era o principal dos diáconos de Roma e, entre outras funções, administrava os bens da Igreja e distribuía entre os pobres as esmolas colhidas entre os fiéis.

Durante a perseguição de Valeriano, os pagãos exigiram que ele revelasse onde estava escondido o tesouro dos cristãos. Lourenço prometeu fazê-lo e compareceu diante das autoridades levando consigo um grande número de viúvas, órfãos, doentes e desamparados dizendo que aquele era o tesouro da Igreja. Colocado vivo sobre uma grelha em brasa, o mártir morreu assado lentamente, produzindo muitas cintilas. Foi um dos santos mais celebrados em Roma.

Porém a realidade dos fatos é outra, bem outra: Lourenço foi decapitado.
Independente dessa confusão, o dia 10 de agosto -- aniversário de sua morte -- foi escolhido para celebrar o santo. E a tradição italiana diz que é quando inicia a noite das estrelas cadentes ou também conhecida como a noite das lágrimas de Lourenço.

Diversas fontes citam também Lourenço como o santo padroeiro dos cozinheiros.


Para celebrar a noite de hoje, o Movimento Turismo del Vino juntamente com a Unione Astrofili Italiani estão organizando a noite Calici di Stelle, com degustação de vinhos em diversas cidades italianas.

A previsão dos astrônomos é que sejam três noites de estrelas cadentes (de 10 a 13/08) com o boom acontecendo dia 12/08.

Eu lembro que quando era criança diziam que ao ver uma estrela cadente, a pessoa deveria fazer um pedido. Espero que seja uma tentativa com sucesso, porque eu nunca vi estrelas cadentes na minha vida.

Será que nesse ano conseguirei?

1 colherada(s) em «Notte di San Lorenzo»

Queria achar uma imagem pequena de San Lorenzo... 15, 20 cm de altura. Ô santinho difícil. Só encontrei uma com uns 50 cm de altura...
Blogger Jesus Pereira em 15/11/07 03:15 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial