<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

22.9.05

Massa negra

Você já viu esse tipo de massa?

A massa negra é tradicionalmente consumida na região italiana do Vêneto. É normalmente acompanhada por molhos à base de frutos do mar, pois a combinação é perfeita no aspecto de sabor e aroma.

A intrigante cor escura é resultado da adição de "tinta de lula" (nero di seppia) aos ingredientes da massa. Essa tinta é um instrumento de defesa que o animal possui e é liberado sempre que se sente ameaçado por outros animais da fauna marinha.

No aspecto visual, a massa negra soma muitos pontos a favor. Por exemplo, o contraste com as tonalidades claras e quase brancas dos frutos do mar como peixes, camarões, lagostas, etc., que se destacam na coloração escura, quase negra, da massa.

Ficou interessado(a)?
Quer fazê-la em casa? Eis a receita:

Massa com Tinta de Lula (Pasta al Nero di Seppia)

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) bem cheias de semolina ou farinha de grano duro
- 3 ovos em temperatura ambiente
- 1 saquinho de tinta de lula

Preparo
Coloque todos os ingredientes num processador e bata até obter uma bolota de massa. Usando as mãos, amasse até ficar homogênea e lisa.
Abra a massa com um rolo ou passe por uma máquina manual, deixado-a na espessura desejada.
Prepare o macarrão de sua preferência (espaguete, talharim, etc.). Pendure para secar.

Obs.: depois de seca, coloque a massa dentro um saco de papel e guarde-a em lugar seco. Não coloque a massa em saco plástico e nem tampouco congele-a.

Se você já tem a massa pronta e quer fazer um prato bem fácil e gostoso, tente essa receita:

Espaguete Negro com Camarão
Porções: 4

Ingredientes
- 400 g de espaguete ao nero di seppia
- 4 camarões rosa (médio)
- 4 tomate sem pele picados
- 1 cebola média picada
- 1 dente de alho in camicia (com a casca)
- 2 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (chá) manteiga
- salsinha picada a gosto

Preparo
Cozinhe o macarrão por aproximadamente 5 minutos em abundante água fervente salgada e com um fio de olho.
Enquanto isso, coloque a manteiga e o azeite numa frigideira e refogue os camarões com o alho (com casca) e a cebola. Gire os camarões de vez em quando. Quando estiverem cozidos e bem vermelhos, retire-os da frigideira e reserve.
Acrescente o tomate, corrija o sal e deixe apurar por uns 5 minutos. Coloque a salsinha e mexa.
Escorra o macarrão e monte os pratos fazendo um ninho com o espaguete. Coloque um pouco de molho por cima e um camarão. Sirva imediatamente.

Depois me contem se vocês gostaram!

2 colherada(s) em «Massa negra»

Muito bom essa massa negra. Mas gostaria de saber como faço para tingir o macarrao com a tinta da lula... O macarrao ja pronto.
Anonymous Anônimo em 8/1/08 19:36 h |

 

lula tb cai bem nisso ae
Anonymous Anônimo em 2/5/09 02:12 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial