<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

18.9.05

Doces histórias

Desde que o açúcar circula pelo mundo, seja mascavo, refinado ou na forma de mel ou fruta, ele é sinônimo de energia e de cultura. Até o final da Idade Média, o açúcar era uma mercadoria rara. Os médicos o indicavam para curar resfriados e dores de estômago. Era também usado como tempero de comida, como a canela ou a pimenta-do-reino. Com o cultivo da cana-de-açúcar na América, no século XVI, o açúcar passou a ser apreciado em forma de sobremesa.

Mas, será que existe uma história por trás de cada guloseima? Ou os nomes servem para despertar a fantasia das pessoas e para dar o jeitão do doce, como o áspero e popular pé-de-moleque?

História verdadeira ou lenda, muitos doces têm seus nomes inspirados em amores, como os doces portugueses suspiro, raiva, esquecido, beijo, sonho, ciúme, espera-marido ou bem-casado. Há também os doces que surgiram nos conventos de Portugal, fáceis de notar pelos seus nomes, como barriga-de-freira, toucinho-do-céu ou papo-de-anjo.

Alguns doces surgiram de lugares distantes e ficaram conhecidos no mundo todo. Por exemplo, o alfajor (lê-se "alfarrór") -- cuja receita eu estou disponibilizando abaixo -- veio do norte da África e o seu nome vem do árabe al-hasú, que significa "recheio". É um bolinho, feito à base de amêndoas, que passou pela Espanha e tornou-se mais popular na Argentina.

Alfajor

Ingredientes
- 200 g de manteiga sem sal
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 2 gemas
- 4 colheres (sopa) de mel
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (sopa) de bicarbonato
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- gotas de baunilha
- 1 lata de doce de leite (recheio)

Cobertura
- 1 kg de chocolate ao leite

Preparo
Numa vasilha, coloque o açúcar, a manteiga, as gemas e o ovo. Misture e junte o mel. Acrescente a farinha de trigo (reserve um pouco). Mexa bem e adicione o bicarbonato, o fermento e as gotas de baunilha.
A seguir, sove sobre uma superfície enfarinhada. Abra porções da massa e modele com um cortador redondo. Coloque em uma assadeira retângular untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno pré-aquecido (180° C) por 25 minutos. Retire do forno e recheie com o doce de leite. Banhe no chocolate derretido em banho-maria.

Dica: se você preferir, pode ser feito sem o doce de leite no meio, fica uma delícia também.

Coma com moderação! ;-)

2 colherada(s) em «Doces histórias»

amIGa, eu simplesmente a-mo alfajor. quando vamos ao uruguai me entupo deles!!! tem cada um mais delicioso que o outro. huuuummm!! e dá-lhe calorias!!
beijos
Blogger cíntia em 20/9/05 03:18 h |

 

Cinzia, eu também gosto muito!
Pena que por aqui não tem. O jeito é fazer em casa mesmo.

Baci.
Anonymous Anônimo em 29/9/05 09:11 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial