<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

21.9.05

Contrafilé


Também conhecido como lombo, lombo desossado, filé curto, filé de lombo e filé. É chamado de contrafilé, pois na carcaça do bovino este corte situa-se "contra" o filé mignon, ou seja, estão apenas separados pelas vértebras lombares. Pode ainda ser chamado de bife angosto ou bife de chorizo (espanhol), faux-filet (francês), lombata (italiano) ou striploin (inglês).

É uma carne macia, de sabor acentuado e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados. Deve ser servido mal passado ou ao ponto, e assado em alta temperatura para que não enrijeça. Quando comprar contrafilé, evite os primeiros 6 a 7 centímetros do corte, perto da alcatra, pois neste pedaço há um nervo que atravessa a carne quase paralelamente à gordura, que somente será visível quando se estiver fatiando a carne. Prefira pedaços de contrafilé com gordura uniforme. Antes do preparo, remova o "nervo" lateral que segue longitudinalmente na carne, se acaso ainda não tiver sido retirado.

+ Fonte: SIC - Serviço de Informação da Carne

Contrafilé na Mostarda
Porções: 4

Ingredientes
- 4 bifes de contrafilé
- 2 dentes de alho amassados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo batido
- farinha de rosca
- óleo para fritar

Molho
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ cebola picada bem miudinho
- 3 colheres (sopa) de mostarda Dijon
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Preparo
Limpe os bifes, eliminando o excesso de gordura. Bata-os com o batedor para amaciar um pouco. Tempere-os com o alho, sal e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por 20-30 minutos.
Passe os bifes no ovo batido e na farinha de rosca e vá fritando-os numa frigideira com bastante óleo quente. Quando retirá-los da frigideira, coloque-os para escorrer sobre papel toalha e deixe num local aquecido (próximo do fogão ou dentro do forno quente e desligado).
Molho: aqueça a manteiga e refogue a cebola até murchar. Adicione a mostarda e o creme de leite misturando bem. Quando estiver bem quente, retire do fogo. Arrume os bifes numa travessa e regue-os com o molho de mostarda. Sirva imediatamente.

Dica: sirva com arroz branco ou integral.

1 colherada(s) em «Contrafilé»

Olá Tchuna,

Não é uma pergunta boba, não.
A dúvida surge exatamente porque não foi especificado o tipo de mostarda a ser usada (já corrigi a receita).

De qualquer forma, você pode usar a mostarda em grãos, sem problemas. Apenas adapte a quantidade, porém lembre-se: não exagere com este condimento, a não ser que o prato o exija, pois o seu sabor forte pode sobrepor-se ao dos outros ingredientes.

Um abraço e obrigada pelas visitas.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 09:14 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial