<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

15.9.05

Fique por dentro das massas

Quase todo mundo sabe que o macarrão é elaborado basicamente com farinha de trigo e água. Em alguns casos, são adicionados outros ingredientes -- por exemplo ovos -- que diferenciam os tipos de massa.

Mas você conhece os tipos de macarrão disponíveis no comércio?

Macarrão comum: é elaborado apenas com farinha de trigo e água.
Macarrão de sêmola: é elaborado com farinha de trigo especial que torna portanto o produto mais claro.
Macarrão com ovos: elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha.
Macarrão caseiro: é elaborado de forma artesanal, em que a massa é laminada. Devido à porosidade, absorve melhor o molho.
Macarrão grano duro: assim chamado porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente al dente, ou seja, soltinho, porém consistente.
Macarrão integral: elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas

O macarrão pode ser ainda longo (pasta lunga) ou curto (pasta corta).


As massas longas são encontradas em diferentes espessuras e incluem tipos como o espaguete, buccatini (espaguete mais grosso com furo no meio), entre tantas outras. Vermicelli (pequenas minhocas), capellini (cabelos finos) e cabelo de anjo são massas finas, secas e enroladas, como ninho de pássaro. A lasanha é uma massa larga e chata e pode ser lisa, ondulada nas pontas ou enrugada; a lasagnette é um tipo estreito de lasanha. O tagliatelle e o parpadelle são massas largas e chatas; o talharim, o linguine (pequenas línguas) e o trenette são versões mais estreitas. O fettuccine, feito de ovos, é mais estreito e espesso que o tagliatelle.

Dentre as massas curtas existe uma variedade interminável, porém as mais populares são penne, farfalle (borboletas ou gravatinhas), fusilli (parafuso) e fusilli bucatti (aspirais), conchiglie (conchinhas), orecchiette (orelhas), lumache (caracóis) e ditali (dedais), tortellini e ravioli. Pastina é um termo usado para pequenas formas de massa como farfallini, lumachine, stelline e ditalini.

Qual o molho mais adapto para a massa escolhida?
Massas longas: molhos à base de azeite (pesto) ou shoyo para manter os fios separados; molhos de tomate, queijo e carne; massas como fettuccine e tagliatelle ficam ótimas com molhos mais concentrados como o bolonhesa; molhos leves de tomate, manteiga ou cremosos para massas tipo vermicelli; já o "cabelo de anjo" fica melhor com molhos vinagrete em saladas ou, mais freqüentemente, em sopas. Para molhos à base de ovos (carbonara), escolha massas espessas e em tiras, pois esse tipo de massa ajuda a cozinhar o molho.

Massas curtas: podem ser servidos com molhos de carne e de vegetais ou então como salada (pasta fredda). Penne, fusilli, lumache e conchiglie combinam perfeitamente com molho de tomate em pedaços ou de carne, ou ainda com ragù.

Confira abaixo algumas dicas podem ser úteis no preparo do macarrão:
  • Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas

  • Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 g de macarrão cru. Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 240 a 300 g

  • Não quebre o espaguete para colocar na água

  • O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento

  • Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir

Paglia e Fieno Napolitano (alla Prematura)
Porções: 4

Ingredientes
- 400 gramas de talharine paglia e fieno (branco e verde)
- 4 tomates maduros e firmes
- 4 mussarelas de búfalo picadas
- 02 colheres (chá) de alho picado
- 03 colheres (sopa) de folhas de manjericão rasgadas
- sal
- azeite de oliva extravirgem para temperar

Preparo
Numa tigela, pique os tomates sem as sementes, adicione a mussarela, o alho e o manjericão. Tempere com sal e azeite misturando tudo muito bem.
Numa outra panela, cozinhe a massa em bastante água fervente salgada até o ponto al dente, coe e jogue sobre a saladinha misturando bem.
O calor da massa aquecerá o tomate e a mussarela.

1 colherada(s) em «Fique por dentro das massas»

Adorei as dicas e receitas, mas gostaria de saber se existe alguma forma, ou algum modo de fazer o conchiglie em casa (fazer a massa e depois dar forma de conchiglie)?
Anonymous Anônimo em 13/8/08 20:53 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial