<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

13.9.05

Ricota

A ricota é um produto de origem italiana (ricotta), onde normalmente é fabricada por meio de uma precipitação dupla a fim de retirar todas as proteínas do leite. No Brasil é produzida usando-se soro como matéria-prima e, por isso, é também conhecida por queijo albumina, pois esta é uma proteína do soro presente em grande quantidade na ricota e não é coagulada pelo coalho.

O princípio de fabricação de ricota é baseado na precipitação das proteínas do soro por meio de calor associado à acidificação.

A ricota pode ser comercializada fresca, condimentada ou até mesmo defumada, sendo prensada antes de ir ao defumador. É um produto de alto valor protéico e baixo valor calórico, o que auxilia em pessoas em regime alimentar. Além disso, é comercializada geralmente sem sal o que permite o consumo por pessoas portadoras de hipertensão arterial. Também trata-se de um produto bastante utilizado em culinária e mesmo quando exposta ao calor, não muda seu sabor. O rendimento da sua fabricação situa-se em torno de 4 a 5% em relação ao volume de soro trabalhado.

Ricota Caseira

Ingredientes
- 4 litros de leite
- ½ xícara (chá) de suco de limão

Preparo
Ferva o leite com o suco de limão.
Quando talhar (o soro fica separado da gordura), coloque o leite numa pano bem fino (semelhante ao da fralda), amarre como uma trouxinha e deixe escorrer por cerca de 5 horas (mínimo).
Abra a trouxinha, retire a ricota, coloque num recipiente fechado e leve a geladeira.

Obs.: reaproveite o leite que talhou para fazer ricota.

Preparo
Para cada litro de leite que talhou ao ferver, junte 1 colher (sopa) de sal grosso e deixe ferver por 5 minutos.
Faça como no procedimento acima para escorrer.

Dica: essa ricota por ser salgada só serve para preparacões de pratos salgados.

Viu só como é fácil preparar ricota em casa! :-)

Mas lembre-se: a ricota é um produto muito perecível, possuindo uma baixa durabilidade. A ricota prensada apresenta uma durabilidade ligeiramente maior, porém possui um rendimento menor. Via de regra uma ricota fresca dura cerca de 10 dias, com boas condições de fabricação e refrigeração (2 - 4º C).

2 colherada(s) em «Ricota»

hummm, eu adoro ricota! mas aqui tenho um probleminha. só eu é que como. então, sempre jogo fora a metade do queijinho. :(
sempre fico pensando que quando tiver os meus filhinhos será mais fácil ter em casa as coisas que o duda não come. pode ser que eles gostem, né...
beijos amiga!!
Blogger cíntia em 16/9/05 20:27 h |

 

Pode ser que os guris gostem, Cíntia.

Ao invés de jogá-la fora, experimente reaproveitá-la fazendo pão com uva passa, macarrão com ricota e ervas, etc.

Ricota não engorda.

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 12:03 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial