<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

9.4.06

Tradição pascal



De origem lombarda, a colomba pascal está presente há muito tempo em finais de almoço de Páscoa italianos.

A história conta que um rei lombardo chamado Alboino, furioso com a extrema resistência militar imposta pela cidade de Pavia, somente acalmou-se e abandonou seus propósitos de vingança ao ganhar de um padeiro da cidade rival um pão doce em forma de colomba (pomba, em italiano), que representava a paz.

Com sabor suave e um preparo mais delicado, a colomba pascal diferencia-se do panetone pela presença mais acentuada de casca de laranja cristalizada -- que substitui as uvas passas -- e por conter mais manteiga e ovos. Em versões mais incrementadas, o doce é coberto com glacê crocante colorido ou com uma camada de amêndoas (tradicional) e chocolate aromatizado, em decorações sofisticadas e muito sugestivas.

Colomba Pascal Tradicional
Porções: 3 unidades (aproximadamente 500 g cada)

Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo
- 250 g de açúcar refinado
- 3 tabletes de fermento biológico (pão)
- ½ copo americano de leite morno
- 4 gemas
- ½ colher (chá) de sal
- 350 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de raspa de laranja
- 1 colher (sobremesa) de essência de panetone ou de baunilha
- 500 g de frutas cristalizadas

Cobertura
- 1 ½ copo americano de açúcar refinado
- 2 copos americanos de amêndoas sem pele moídas (conserve algumas inteiras para decorar)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- açúcar granulado para polvilhar

Preparo
Massa: numa bacia grande, misture o açúcar refinado, o leite morno, o fermento biológico e 2 copos de farinha. Amasse bem e deixe fermentar por 45 minutos e só depois disso junte todos os outros ingredientes da massa. Misture bem mexendo até ficar uma massa homogênea (o ponto é mole).
Despeje em 3 formas descartáveis (próprias para colomba). Coloque as formas descartáveis dentro de assadeiras para que facilite ao ser levada ao forno.
Deixe a massa crescer dentro das formas por cerca de 15-20 minutos e acerte com uma espátula.
Espalhe a cobertura e asse a colomba em forno preaquecido (180° C) por 30-40 minutos.
Cobertura: misturar bem os ovos, o açúcar refinado e a baunilha. Adicione as amêndoas. Polvilhe com o açúcar granulado.

Dica: as frutas cristalizadas podem ser substituídas por gotas de chocolate.

Boa Páscoa a todos!

0 colherada(s) em «Tradição pascal»


Postar um comentário



« Página inicial