<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

5.12.05

Couve-flor

A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (a mesma das couves), assim como o repolho, o brócolis, etc. Pertencente ao grupo Botrytis e originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no começo do século XVI.

Possui quantidade apreciável de sais minerais importantes que atuam na formação dos ossos, dentes e sangue e, entre eles, estão o cálcio, fósforo e o ferro. Além disso, apresenta vitaminas do complexo B (B2 e B5) que tem por funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos. Por ser um alimento protetor muito rico em vitamina A, a couve-flor é recomendada nos casos de desnutrição, debilidade geral e convalescença. Suas folhas verdes são muito eficazes no combate às anemias. É um vegetal de fácil digestão e neutralizante da acidez estomacal. É também indicada também contra a prisão de ventre.

Creme de Couve-Flor com Bacon Crocante
Porções: 4

Ingredientes
- 1 couve-flor média
- 2 cebolinhas (Allium ascalonicum)
- bacon em fatias finas
- 1 dente de alho
- 1 litro de caldo de legumes
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Preparo
Lave a couve-flor depois de ter retirado a parte central e separado os buquês.
Numa frigideira, refogue a cebolinha com a manteiga e adicione os buquês de couve-flor e o alho descascado.
Tempere com sal e cubra com o caldo de legumes, deixando cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois disso, reduza os pedaços da sopa a creme com o auxílio de um mixer ou do liqüidificador.
Numa assadeira pequena, coloque uma folha de carta de forno (espécie de papel vegetal) e acomode as fatias de bacon, levando ao forno (170° C) até que fiquem douradas. Deixe-as esfriar e depois esfarele com as mãos.
Sirva o creme de couve-flor quente salpicado com bacon crocante.

Obs.: o uso da cebolinha deixa o sabor mais delicado.

Para quem não sabe, cem gramas (100 g) de couve-flor contém apenas 33 calorias.

Na hora da compra, uma couve-flor de boa qualidade deve ter folhas externas em bom estado, talos firmes e brilhantes, ser uniforme e sem intervalos. Na geladeira conserva-se de 7 a 10 dias.

0 colherada(s) em «Couve-flor»


Postar um comentário



« Página inicial