<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

25.8.05

Rachando o coco

Quando se fala em coco a primeira coisa que vem a cabeça é o coco-da-baía. No entanto, todos os tipos de palmeiras produzem coco. Nos trópicos, o coco é muito apreciado, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores são: a Bahia, o Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O coqueiro gosta de clima quente e úmido. Sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros.

O bagaço do coco é utilizado na fabricação de azeite, sabão e velas. Já a fibra, que envolve a parte carnosa, serve para fazer cestos, capachos, escovas, redes, esteiras entre outros produtos.

A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Conforme o coco vai amadurecendo, a parte carnosa torna-se mais consistente e a água diminui. A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. O coco-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas.

A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. É um verdadeiro isotônico natural rico em potássio, sódio, cálcio, magnésio e vitaminas; é diurética, desintoxicante, calmante e evita as cãibras. com apenas 20 calorias para cada 100 ml. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco:
  • hidrata e amacia a pele

  • reduz o nível de colesterol

  • combate a verminose infantil

  • previne e auxilia no tratamento da artrite

  • controla a pressão arterial

  • combate a desidratação (sabe-se que na 2ª Guerra Mundial foi injetada em soldados que apresentavam desidratação grave)

  • repõe imediatamente a energia (função isotônica)

  • evita vômitos e náuseas durante a gravidez

  • depura o sangue

  • é um calmante natural

  • reduz a febre

  • ajuda a aliviar os efeitos da quimioterapia

  • trata de úlcera estomacal

  • combate a prisão de ventre

  • previne o enjôo causado pela maresia (por isso é muito difundida em praias)
O sabor do coco é tão marcante que basta uma pequena quantidade para dar um sabor especial à qualquer receita. O coco fresco, típico das culinárias indianas e tailandesa, pode ser ralado e adicionado em saladas, na granola ou então no arroz, sendo consumido até mesmo como tira-gosto. De acordo com as últimas pesquisas, o coco pode fazer parte de dietas de emagrecimento e até mesmo auxiliar na perda de peso. Sim, porque a gordura do coco é rica em ácido láurico -- um dos componentes principais do leite humano e conhecido por suas propriedades antivirais, antiinflamatórias e antibacterianas. Sua digestão é mais rápida do que a de outras gorduras, evitando assim o armazenamento típico destes nutrientes, que leva ao excesso de peso: a gordura do coco tende a se transformar em energia utilizada imediatamente pelo corpo. A gordura natural do coco normaliza o nível de lipídios e produz uma diminuição dos depósitos de gordura; por isso, vem sendo chamada de gordura "magra". Favorece ainda a absorção do ômega 3 -- ácido graxo benéfico para o coração -- e tonifica a pele, dando ao rosto um toque aveludado.

Bolo de Coco Especial

Massa
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 3 ovos separados
- 125 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- ½ litro de leite
- 2 colheres (café) bem cheias de fermento em pó

Recheio
- 1 coco ralado
- 6 ovos
- 2 colherinhas (chá) de essência de baunilha
- 500 g de açúcar

Preparo
Massa: bata o açúcar com as gemas e a manteiga; junte as claras batidas em neve, a farinha, o leite e o sal, batendo sempre; por ultimo junte o fermento -- mas sem bater -- misturando-o na massa. Em assadeira bem untada, leve ao forno já quente.
Recheio: faça com o açúcar uma calda em ponto de fio brando. Deixe esfriar um pouco e junte as seis gemas (uma a uma), mexendo com uma colher de pau até ficarem perfeitamente amalgamadas com a calda. Junte 2/3 do coco ralado e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, para não grudar no fundo da panela. Quando a cocada estiver grossa, tire-a do fogo e misture a essência de baunilha.
Montagem: quando o bolo estiver assado, divida-o em três partes unindo-as com o recheio. Bata as seis claras com o açúcar até ficarem em ponto de suspiro e cubra o bolo com esse glacê. Para finalizar, enfeite o bolo com o coco ralado que sobrou.

Viu só, Marcinha... Agora você não tem desculpa para não nos oferecer uma deliciosa fatia do bolo acima... Pode ir pra cozinha que a gente já começa a cantar em antecipação: "parabéns pra você... nessa data..."

Brincadeiras a parte, parabéns viu lindona!

2 colherada(s) em «Rachando o coco»

Aiii que lindo!!!

Juro que agora até vou pra cozinha pra fazer bolo :)

Obrigada querida! de coração viu?

Beijocas
Blogger Unknown em 25/8/05 14:02 h |

 

De nada, Marcinha.
Foi um prazer.

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:36 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial