<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

11.8.05

Banana e TPM

Poderia até render um tópico erótico, hehehe, mas como este é um blogue respeitável e eu sou uma jovem senhora de família, então vou limitar-me a falar de coisas sérias... De estudos e fatos comprovados! ;-)

Estudos revelaram que os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) podem ser suavizados com a inclusão da banana na nossa dieta. A fruta deve ser consumida diariamente, nos dez dias que antecedem a menstruação. Isso porque ela é uma boa fonte de potássio e vitamina B6, nutriente apontado como um santo remédio nesses casos.

Existem outros estudos que também aconselham a banana para melhor o humor. Estes estudos mostram que a banana ajuda o organismo a fabricar serotonina, grande responsável pela sensação de bem-estar no cérebro. Outra confirmação é a de que ela realmente pode prevenir a úlcera. O segredo está no amido, composto presente na fruta, que é digerido principalmente na boca e no intestino e que inibe a produção excessiva de ácido no estômago.

Conforme é mastigada, a banana já começa a ser digerida. Na boca, ela sofre a ação da ptialina, enzima presente na saliva e que é responsável pelo inicio da quebra do amido. Por isso, ao passar pelo estômago, quase não exige a atuação dos ácidos (sendo bem mastigada aumenta seus benefícios).

Uma pesquisa australiana explicou esse efeito protetor por meio de uma outra teoria. Nesse estudo, ratos foram alimentados com banana e depois ingeriram grandes quantidades de ácidos induzidores de úlceras. Para surpresa de todos, os danos causados na parede estomacal desses animais foram pequenos. A banana conseguiu frear 75% da formação da úlcera. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque a fruta é capaz de estimular a reprodução das células da parede estomacal, deixando-a mais grossa e forte.

Geléia de Banana (Marmellata di Banane)
Porções: 10

Ingredientes
- 1 kg de bananas
- 2 maçãs grandes
- 700 g de açúcar
- 1 suco de limão
- água

Preparo
Escolha as bananas maduras. Descasque-as e corte-as em fatias finas.
Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas.
Coloque tudo numa panela, adicione meio copo de água e deixe cozinhar por meia hora em fogo brando (ou até quando a mistura comece a se dissolver na panela). Só então adicione o açúcar e prossiga com o cozimento por mais uma hora.
Quando pronta, adicione ainda quente nos potes recém esterilizados e tampe. Conserve em local fresco.

Dica: pode ser consumida com biscoitos, torradas e como recheio de tortas (crostate, em italiano).

A inclusão da banana na dieta habitual dos adultos e, principalmente dos idosos, está sendo recomendada pelos especialistas, depois que estudos acentuaram a importância do potássio para a função muscular adequada, inclusive o coração. Mas isso é outro assunto que falarei mais pra frente.

2 colherada(s) em «Banana e TPM»

ahá, amIGa, o santo remédio. o pobre duda sofre nessa época. se eu contar pra ele que a banana é o melhor remédio, ele vai começar a trazer cachos e mais cachos, hehehe!!!
inauguro assim meus comentários no frugal!!!
beijos mil!!!
Blogger cíntia em 11/8/05 16:48 h |

 

Hehehe.
E você fará muito doce de banana, cuca de banana, geléia de banana...

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:25 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial