<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

5.8.05

Tomates

Dizem que existe um antes e um depois na cozinha italiana, marcado pelo descobrimento da América. Porém, essa diferença foi mais marcada e notada com a chegada do tomate (Lycopersicum esculentum) na península.

Os primeiros frutos recém-chegados na Europa em 1500 eram de cor amarela, provenientes do México (zona America Meridional). Os frutos de cor vermelha, também provenientes do México, eram cultivados no meio do milharal e foram levados para a Espanha.

Os italianos conheceram o fruto pela primeira vez em Nápoles, sob o domínio espanhol do século XVI. No início, batizaram-no de pomodoro -- de pomo d'oro, maçã d'ouro. Usavam-no como planta medicinal e também usada na decoração das floreiras das sacadas (balconi) de Gênova e Nizza.

Os árabes trouxeram-no da Espanha até a Sicília. É exatamente lá onde se encontram as receitas italianas mais antigas feitas a base de pomodori, especialmente de molhos para macarrão como alternativa ao tempero a base de manteiga, queijo e espécies existente na época. E para tê-lo disponível durante o ano, aprenderam também a secá-lo sob o sol mediterrâneo.

Vocês podem fazê-lo na sua casa. É muito fácil. Vejam só:

Tomates Secos (Pomodori Secchi)

Ingredientes
- 4 kg de tomates maduros pequenos (vermelhos e firmes)
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- azeite de oliva a gosto
- orégano a gosto
- alho a gosto

Preparo
Corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento, e retire as sementes. Coloque-os numa assadeira com a parte que ficou vazia virada para cima.
Misture o sal e o açúcar e tempere-os. Leve ao forno preaquecido por 90 minutos (depois dos 20 minutos iniciais do cozimento, passe a temperatura do forno para média).
Passados 90 minutos, vire os tomates para o outro lado, retirando o excesso de água. Tempere novamente com o sal misturado com açúcar e leve ao forno por mais 60 minutos.
Deixe-os esfriar dentro do forno. Retire-os, tempere com azeite, orégano e alho.

Dica: armazene em potes esterilizados e espere 3 dias antes de consumir.

Curiosidades: o tomate possui muitas propriedades saudáveis. É rico em vitaminas A e C (a maior concentração de vitamina C é encontrada na substância gelatinosa que circunda as sementes), além de vitamina PP e muitos sais minerais (potássio, ferro, fósforo). Dizem também que seu consumo contribui na fluidização do sangue e no aumento da elasticidade das artérias.

2 colherada(s) em «Tomates»

Sabe Ig, os tomates secos que eu fiz aqui em casa não ficaram exatamente iguais aos que eu compro no mercado, e sabe qual a primeira diferença que eu notei? os comprados prontos são "adocicados" o que na minha opinião, fazem a diferença. Eu imaginava que fosse açucar na receita, mas não sabia a quantidade. Legal você ter colocado a receita aqui, da próxima vez vou tentar essa!
Blogger Unknown em 13/8/05 03:37 h |

 

Ok, Marcinha.
Depois conte-nos como ficaram os seus tomates secos.

Baci.
Anonymous Anônimo em 28/9/05 11:18 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial