<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

4.8.05

Trigo

O trigo é um cereal da família das gramíneas, do gênero triticum, que compreende cerca de 24 espécies, das quais as mais extensivamente cultivadas são T. aestivum e T. durum. É o cereal mais importante na alimentação humana, nas regiões de clima temperado.

Os grãos de trigo têm tamanho e cor variáveis, além de formato oval com as extremidades arredondadas. Numa das extremidades, encontra-se o germe e na outra, cabelos finos. O grão se divide praticamente em duas partes: o pericarpo e a semente.

A parte mais externa é o pericarpo, que recobre toda a semente e é composto por seis camadas (epiderme, hipoderme, remanescentes da parede celular ou células finas, células intermediárias, células cruzadas e células tubulares). Já a semente é formada pelo endoesperma e o germe, que são recobertos por três camadas: testa (onde estão os pigmentos que dão cor ao grão), camada hialina e aleurona. Do ponto de vista botânico, a aleurona é parte do endosperma, mas no processo de moagem ela faz a parte do farelo.

Os constituintes químicos não se distribuem uniformemente pelo grão. Por exemplo, o pericarpo (cerca de 5% do peso do grão) é rico em pentosanas, celulose, cinzas e proteína. Já a aleurona (7%) é uma camada rica em cinza (fósforo, fitato), proteína, lipídios, vitaminas (niacina, tiamina, riboflavina) e enzimas. O endosperma (82%) é composto basicamente de amido, mas sua parte mais externa (subaleurona) contém mais proteína que a porção interna. O germe (3%) tem alto conteúdo de proteína, lipídios, açúcares redutores e cinzas.

As denominações duro e tenro prendem-se à consistência dos grãos, havendo autores que admitem a graduação duro, semiduro e mole. Quanto à cor, observam-se variações que vão do escuro-carregado até praticamente branco.

O trigo é o produto mais utilizado no mundo como alimento, pois:
  • possui excelente balanceamento de proteínas -- calorias, com boa digestibilidade -- e é considerado quase um alimento completo

  • possui facilidade na fabricação dos mais variados alimentos, em destaque o pão

  • o trigo em grão ou a farinha podem ser armazenados por longo período

  • produz o pão, um alimento de fácil consumo

  • possui cultura mecanizada de grandes áreas
Exatamente por possuir todas essas características, o trigo é, do ponto de vista alimentar, o mais importante, representando a segurança alimentar de muitos países.

Salada Integral

Ingredientes
- trigo em grão
- cenouras
- beterrabas
- maçã
- salsinha picada a gosto
- molho de soja (shoyu)
- suco de limão
- azeite de oliva
- orégano

Preparo
Deixe o trigo de molho por no mínimo 5 horas. Cozinhe-o na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos e assim que estiver pronto, escorra.
Rale a cenoura e a beterraba crua na forma preferida. Corte a maçã em cubos, mas retire antes a casca. Misture bem todos os ingredientes.
Faça um molho com shoyu, suco de limão, azeite e orégano e regue a salada a gosto.

0 colherada(s) em «Trigo»


Postar um comentário



« Página inicial