<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

3.8.05

Higienismo

Mais do que um regime, o higienismo é uma filosofia de vida. Segundo seus princípios, quem o pratica perde peso, restabelece a saúde, e recupera a disposição e a alegria de viver.

O higienismo está baseado em 5 princípios:
  • ingerir 70% dos alimentos crus

  • não comer em excesso

  • evitar alimentos que produzam toxinas

  • combinar os alimentos corretamente

  • respeitar as etapas do processo de digestão
O consumo de alimentos in natura (crus) é importante porque eles são uma preciosa fonte de enzimas, fibras e líquidos.

Para entender melhor, as enzimas são o princípio vital das moléculas das células e um elemento indispensável para que certas reações químicas aconteçam no nosso organismo. Elas estão presentes em frutas, verduras e legumes crus, já que são sensíveis a temperaturas acima de 80°C e, quando cozidas, morrem. As fibras -- encontradas em abundância nesses alimentos -- têm papel muito importante na eliminação de gorduras e toxinas porque agem como verdadeiras "vassourinhas detergentes" no intestino. Já os líquidos ajudam a manter os 70% de água que há em nosso corpo em perfeito equilíbrio.

Parcerias que NÃO funcionam
No higienismo é também muito importante observar as combinações entre os alimentos, para não cometer erros na dieta.

1) Frutas com qualquer outro tipo de alimento
Frutas só combinam com frutas. Seu tempo de digestão é de 30 minutos. Se for associada com outro alimento ficará muito mais tempo no estômago, fermentando e estragando tudo o que estiver junto com ela. Portanto, após comer uma fruta, espere no mínimo meia hora antes de ingerir outra coisa. E não as coma como sobremesa. Em tempo: frutas secas demoram cerca de uma hora para serem digeridas, mas podem ser combinadas com as frescas na mesma refeição. E há algumas neutras, como limão e abacate, que podem ser usadas em pratos de saladas como ingrediente ou tempero.

2) Proteínas com carboidratos
Os vegetais crus combinam com tudo, menos com as frutas. O tempo de digestão das proteínas (carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas) é de 4 horas. Dos carboidratos (batata, raízes, cereais, massas e farináceos) cerca de 3 horas. Cada um desses alimentos precisa de um suco digestivo diferente para ser digerido, e esses sucos não combinam entre si. Em outras palavras: se consumir proteína e carboidrato na mesma refeição, a reação química entre eles será neutralizada e a digestão anulada (carboidratos precisam de meio alcalino para digestão e as proteínas precisam de meio ácido). Conclusão: depois de comer uma proteína, aguarde pelo menos 4 horas antes de ingerir outro alimento. Após comer um carboidrato, espere 3 horas.

3) Proteínas com proteínas
Não combine numa mesma refeição duas proteínas diferentes. Exemplos: bife à parmigiana (carne + queijo), omelete de queijo (ovos + queijo), bife a cavalo (carne + ovo). Quando ingeridas simultaneamente, o organismo não consegue processá-las direito e acabam apodrecendo no estômago.

4) Líquidos e sólidos
Tomar líquidos durante a refeição dilata o estômago e atrapalha a digestão, já que dilui os sucos digestivos e diminui seu poder de atuação. Portanto, beba líquidos até 10 minutos antes ou 2 horas depois. Mas é importante a ingestão de pelo menos 2 litros por dia, pois ajuda na eliminação das toxinas.

Respeitar as etapas do processo digestivo
Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. Abaixo você vai saber que existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos. Veja só:

Eliminação (das 04:00 h às 12:00 h): momento em que o organismo se livra dos resíduos não aproveitados. Os únicos alimentos liberados nesse horário são as frutas.

Ingestão (das 12:00 h às 20:00 h): período que devem ser feitas as refeições (almoço e jantar)

Assimilação (das 20:00 h às 04:00 h): durante este período não se pode comer nada; o organismo está assimilando os alimentos ingeridos durante o dia.

Pode parecer que é uma alimentação radical, mas é baseada no bom-senso: a alimentação do Spa Maria Bonita de Nova Friburgo (região serrana do Rio) é uma alimentação higienista. Os nutricionistas elaboraram um programa alimentar que visa a ingestão de 70% de alimentos crus (frutas, verduras e legumes) nas refeições e apenas 30% de proteínas ou carboidratos. Além disso, eles eliminaram todos os alimentos industrializados, refinados, embutidos, processados, além de cultivados com agrotóxicos, gorduras, estimulantes e produtos animais ou derivados.

Uma alimentação inteligente, a prática de atividades físicas, dormir bastante e ter contato com as pessoas e com a natureza de forma harmoniosa não só trazem qualidade de vida, mas também bem estar para as pessoas. Não seria hora de começar a mudar nossos hábitos?


Para saber mais:
+ Natural Hygiene - Wikipedia (em inglês)
+ International Natural Hygiene Society (em inglês)

3 colherada(s) em «Higienismo»

Adorei as informações sobre higienismo, contidas nesse blog. Desejo saber mais para por em prática, como devo proceder?
Blogger Unknown em 19/9/09 00:33 h |

 

Estou estimulada a fazeruso na minha vida da alimentação higienista,porém, preciso obter mais informações. Como devo proceder? Adorei as informações desse blog.
Blogger Unknown em 19/9/09 00:34 h |

 

Faço um suco todos os dias pela manhã: Cenoura com laranja, mamão e um punhado de tempero verde. Estou fazendo errado?
Blogger Marcia em 25/9/09 20:30 h |

 


Postar um comentário



« Página inicial