<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

6.12.05

Vagem

A vagem (Phaseolus vulgaris L.) ou "feijãozinho" -- fagiolino em italiano -- nada mais é do que a vagem do feijoeiro. É uma leguminosa da família Fabaceae plantada há mais de sete mil anos e que pode ser encontrada nas mesas durante todo o ano.

É uma boa fonte de vitaminas A, B1, B2 e C. Rica em fósforo e potássio, é também uma excelente controladora de acidose e indigestão. Apresenta baixo valor calórico, contém sais minerais como cálcio e ferro. Age ainda sobre a glicemia, combatendo o diabetes. Outra qualidade da vagem é agir como estimulante das funções intestinais porque apresenta em sua constituição um pouco de celulose.

Quando é de boa qualidade, sua cor é brilhante; é tenra e quebradiça.
Vagens frescas cedem à pressão da unha e não são moles e nem escuras nas extremidades. Quando conservadas em geladeira podem permanecer em boas condições por uma semana. Uma vez escolhidas, as vagens devem ser lavadas e, em seguida, com o auxílio de uma faca, remove-se o fio ao longo dos dois lados desta maneira: fazendo um corte em cada extremidade e puxando o fio num só movimento.

A vagem é normalmente consumida cozida, mas as vagens mais novas são deliciosas cruas, cortadas fininhas e servidas em forma de saladas. A vagem crua possui mais nutrientes do que a cozida pois cerca de um terço das vitaminas se perde durante o cozimento. Falando em cozimento, é bom lembrar que deve-se colocar água o suficiente para cobrir o fundo da panela, porque a vagem é um vegetal que libera muita água enquanto cozinha.

Salada de Vagem com Parmesão
Porções: 4

Ingredientes
- 450 g de vagens lavadas e cortadas
- 50 g de cebola cortada bem fino
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 5 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- sal a gosto
- ½ colher (café) de páprica
- uma pitada de gengibre em pó
- 100 g de queijo parmesão em lascas

Preparo
Cozinhe as vagens no vapor ou microondas até que fiquem tenras, mas que não desmancham (al dente).
Deixe-as esfriar ligeiramente e depois adicione a cebola, o alho, o vinagre, o sal, a páprica, o gengibre e por fim o parmesão, misturando bem. Espere esfriar completamente e sirva.

A receita acima contém (por porção): 12 g de carboidratos (dos quais utilizáveis apenas 8 g), 4 g de fibras e 9 g de proteínas.

É ou não uma boa pedida?

0 colherada(s) em «Vagem»


Postar um comentário



« Página inicial