<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

5.12.05

Leituras gastronômicas #10

Eu só quero chocolate
por Alexandra Leite

No filme Chocolat, dirigido pela sueca Lasse Hallström, a personagem Vianne, interpretada pela francesa Juliette Binoche, chega acompanhada de sua filha a um povoado da França para abrir uma pequena loja de chocolates. Em pouco tempo, ela começa a encantar e aterrorizar as pessoas, que crêem que o enorme prazer de consumir os doces só pode ser fruto do diabo. Nenhum dos habitantes consegue permanecer impassível frente a uma trufa ou uma xícara de chocolate quente servidas por Vianne.

Alimento sedutor, não poderia haver melhor nome para o livro da escritora norte-americana Patricia Lousada do que "A Tentação do Chocolate". Ricamente ilustrado, traz mais de 100 receitas, lista de utensílios básicos e técnicas passo-a-passo dos mais complicados pratos. É uma obra completa para esclarecer dúvidas, ajudar no preparo de um bolo de aniversário e até mesmo para ser deixado na mesa de centro da sala, enchendo os olhos gulosos dos visitantes.

No livro, Patricia satisfaz e seduz a todos, chocólatras ou não. Seu mérito não está apenas na edição bem-cuidada ou nas receitas de todas as partes do mundo, mas no jeito didático de explicar as mais complicadas tortas e em sua compreensão de que o chocolate é mesmo uma substância difícil de ser dominada.

Para os leigos, ela conta sua história e explica os diferentes tipos, usos e dicas de sucesso. Através do livro descobre-se que, mesmo adorado, o gosto pelo chocolate nem sempre foi unânime. Fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), o alimento foi descoberto pelos espanhóis no século XVI, quando já era velho conhecido dos maias e astecas. A própria palavra deriva do asteca xocolatl, que significava "água amarga", que era como estes povos costumavam bebê-lo: frio, amargo e com pimentas chili.

Este amargor foi a razão para o chocolate não ser aceito prontamente na Europa. Mais tarde, quando alguém teve a idéia de misturar açúcar e até mesmo algumas especiarias ao cacau, o alimento virou mania entre os nobres. Patricia afirma que a bebida só se transformou nos tabletes sólidos que consumimos hoje após os experimentos de Conrad J. Van Houten, que inventou uma prensa para extrair a manteiga de cacau, sua porção gordurosa. Daí resultou um bolo seco que podia ser moído num pó bem semelhante ao que conhecemos.

Hoje em dia, milhões de toneladas de chocolate são consumidos anualmente. E, cada vez mais, tem-se saudades dos tempos dos nobres, época em que ignoravam a existência de tantas calorias no poderoso alimento. Nos tempos atuais, marcados por dietas de emagrecimento, o consumo de chocolate é acompanhado de muita histeria. Afinal, como fazer para queimar toda aquela gordura? Outro ponto polêmico seria a presença do lipídio anandamina com seu poder viciante, uma verdadeira "marijuana" disfarçada. Mas, o melhor é não resistir e entregar-se aos encantos da fruta do cacaueiro. Esqueça o regime e sinta-se livre para comer chocolate sem nenhuma culpa. Ou quase nenhuma.

0 colherada(s) em «Leituras gastronômicas #10»


Postar um comentário



« Página inicial