<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

11.11.06

Festejando São Martinho

Oggi è San Martino
Tutto il mosto diventa vino


Hoje é São Martinho
Todo o mosto transforma-se em vinho
No ano passado, publiquei as deliciosas crispelli de maçã e uva passa. Neste ano, publico as famosas zeppole, que são mais simples, mas também tradicionais para a festa de São Martinho. Estas de batata ficam macias, macias.

Zeppole de Batatas (Zeppole di Patate)


[Ingredientes]

- 1 kg farinha de trigo
- 1 kg de batatas (de preferência holandesa)
- 2 ovos
- 125 ml de leite
- 1 tablete de fermento biológico (pão)
- 1 envelopinho de essência de baunilha
- 1 ½ colher de manteiga sem sal
- 1 ½ colher de açúcar
- 1 cálice de licor (tipo Strega, Limoncello, Grappa, Maraschino, etc.) ou Martini
- 1 pitada de sal
- óleo para fritura
- açúcar e canela para polvilhar

Preparo
Cozinhe as batatas com casca, descasque-as e amasse-as com o auxílio de um garfo (pode-se utilizar o espremedor de batatas).
Junte os outros ingredientes, exceto a farinha, que deve ser adicionada um pouco por vez para que se obtenha uma massa macia para trabalhar. Leve em consideração a qualidade da batata ao adicionar a farinha (que poderá ser mais de um quilo ou menos).
Forme rosquinhas de 5-6 cm e 1 cm de espessura, junte as pontas e deixe crescer por cerca de 1 hora e meia.
Frite aos poucos no óleo quente. Escorra em papel absorvente e passe-as na mistura de açúcar e canela em pó.

O que é mosto?
É o caldo ou suco obtido das uvas, após serem espremidas, destinado à elaboração dos diversos tipos de vinhos. É importante ressaltar que ele deverá ser obtido de uvas sadias, maduras e suculentas para a obtenção de um vinho apreciável. As operações subseqüentes visam apenas conduzir a fermentação de forma controlada e apurar as características próprias introduzidas pelas uvas. As uvas maduras são recomendadas por possuírem maior teor de açúcar, promovendo economia na quantidade de açúcar que deverá ser acrescentado para a correção do mosto para o grau alcoólico desejado e sendo menos ácida, favorecem a qualidade do vinho.


Assunto(s) relacionado(s):
+ San Martino
+ Crispelle de Maçã e Uva Passa

0 colherada(s) em «Festejando São Martinho»


Postar um comentário



« Página inicial