<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5568562\x26blogName\x3d%7B+Frugal,+mas+nem+tanto!+%7D\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://frugal.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://frugal.blogspot.com/\x26vt\x3d6135563034638519037', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

18.4.06

Pasqua e Pasquetta

Páscoa italiana é sempre sinônimo de comilança à vista.
Simplesmente não tem como evitar.

Acordei cedo, tomei banho e deixei as madeixas secarem naturalmente (sem gel nem difusor). Lavei os pratos do "jantar" de sábado (porção dupla de massa folhada feita com espinafre, ovos, presunto e milho verde -- uma experiência que ficou muito boa!). O meu marido ficou na cama até eu levar o café.

Desci para ajudar minha sogra a fazer o antepasto (alla italiana -- presunto cru, azeitonas temperadas à siciliana, provolone defumado, tomate seco picante, grissini) e os secondi (peito de frango a milanesa e lingüiça assada no vinho, contorno de funghi e salada mista), pois a hérnia de disco dela resolveu atacar pra valer no sábado. O primo de pasta al forno ela encomendou no mesmo lugar onde compramos sempre a pizza a trancio (em pedaços).

Almoçamos todos na casa da minha sogra (faltou apenas um dos filhos, porque ele almoçou com a família da mulher dele). Comemos muito bem, tudo muito gostoso, principalmente a pasta al forno feita de Carmelo no forno a lenha. De sobremesa, frutas da estação e os tradicionais doces sicilianos -- canolli, bolo cassata siciliana (que estava DI-VI-NO) entre outros exclusivos de páscoa. Claro que não faltou colomba pascal -- como sempre a tradicional, mas neste ano a minha preferida foi a com recheio cremoso de tangerina, da Dais, produtor de delícias regionais.

Eram quase quatro da tarde quando saímos da mesa.
Mangia che ti fa bene, meu bem.


Lunedì di Pasqua = Pasquetta
Torcemos para que fizesse um dia bonito na região de Val d'Anapo, onde é o rancho da mãe de L., mulher de um dos meus cunhados. De manhã o dia estava nublado, com um sol brincando de esconde-esconde, mas uma jornada quente.

S. é uma senhora viúva de 81 anos e que mora com o filho solteiro P., que trabalha na florestal e é o administrador do rancho nas horas vagas. São pessoas simples e vivem de maneira modesta, embora estejam bem de vida (são donos de quase meio paese).

Pasquetta, ou seja, a segunda-feira de Páscoa (que na Itália é festejada) obedece a algumas "regras":

Regra n° 1: scampagnata (outdoor life, em contato com a natureza)
Regra n° 2: homens cuidam do fogo, mulheres do preparo dos alimentos
Regra n° 3: nada de almoços complicados, tudo é feito na brasa (carnes, lingüiça, alcachofras, pimentões, cebolinhas, berinjelas, etc.) e temperado com sal, ervas da sua preferência, peperoncino, alho, azeite de oliva, vinagre e suco de limão.

Seis mulheres com a mão na massa, dois homens cuidando do braseiro improvisado para preparar o seguinte (receitas em breve):

  • frango marinado no alho, limão e sal;

  • carne de vitelo da criação local temperada com um molho feito a base de azeite extravirgem, sal, hortelã fresca e vinagre;

  • costelinha de porco marinada no vinho, sal, alho;

  • berinjelas assadas inteiras, desfiadas depois e temperadas com azeite, sal e hortelã fresca;

  • pimentões assados, temperados com sal, alho abundante e azeite extravirgem;

  • alcachofras recheadas com farofa feita de salsinha, sal e peperoncino e assadas na brasa com um fio de azeite;

  • cebolas assadas e temperadas com sal, azeite e um perfume de vinagre ou suco de limão (dependendo do gosto)
Vinte e cinco bocas para degustar o verdadeiro manjar dos deuses (gregos, já que estamos na Sicília). Tudo regado a vinho e pão feitos em casa (produção própria).

... Ad un tratto, ti accorgi del resto della natura, alberi in fiore che ti annunciano bei frutti, qualche foto ricordo, un profondo respiro-sospiro, consapevole che da li a qualche ora devi lasciare tutto per tornare nella caotica e nevrotica città.

Odori e sapori veri, forti, propri della Sicilia, terra generosa e promettente che chiede un pò più di rispetto per la stravolgente forza della natura che ti avvolge, che ti dà un senso di libertà, specie quando il tuo sguardo si perde nell'infinito azzurro del cielo che si bacia con quello più intenso del mare mediterraneo.
Falcões e passarinhos para alegrar a festa e uma gostosa sensação de paz no ar.

No final da tarde pudemos ver uma pontinha de céu azul, enquanto caminhávamos pela zona ao redor do rancho procurando aspargos. Neste ano produziu-se pouco, porque não choveu muito. Mesmo assim, colhemos uma sacola cheia, que se transformarão num belo risoto ou omelete (hoje ou amanhã).

Os campos estão todos amarelos (flores).
E vocês, como passaram as festas?

11.4.06

Alho

Uma das mais divertidas lendas sobre o alho conta que...
Em algum lugar no século XVIII, provavelmente na costa do Mediterrâneo existia uma estalagem famosa pelo tempero de suas saladas. Todos perguntavam ao cozinheiro o segredo de tal iguaria de perfumes delicados e equilibrados. Ele por sua vez escondia o tal segredo, pois era ele a chave do sucesso de seu pequeno negócio. Já com a idade bastante avançada e moribundo em seu leito, o cozinheiro chama seu filho e conta-lhe o segredo.

– Filho, quando estiver preparando as folhas para a salada, descasque e mastigue um dente de alho, jogue-o fora e prepare a salada temperando como de costume, com o vinagre e o óleo de oliva. Na hora de levar o pedido ao freguês, dê umas baforadas sobre a salada, assim você estará acrescentando o perfume do alho à salada na medida certa!

|=:-px


Pode ser uma lenda, mas o fato é que o alho (Allium sativum) deve ser dosado para dar equilíbrio ao tempero. Em excesso pode se sobrepor aos outros ingredientes e dominar os aromas e sabores, tornando menos apetitosa a receita.

É utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades anti-microbianas e de efeitos benéficos ao coração e circulação sanguínea já eram valorizadas desde a Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional -- contém vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças arterioscleróticas. Outros benefícios atribuídos ao alho incluem a redução da pressão sanguínea e prevenção de resfriados e outras doenças infecciosas. Porém, pode causar indigestão, especialmente se consumido cru e o contato direto pode irritar a pele e as mucosas.

Essa é uma receita vegetariana para microondas, viu Floppy. Experimente e depois me diga o que você achou.

Pãezinhos com Alho
Porções: 10 unidades

Ingredientes
- 1 tablete de fermento biológico (pão)
- 14 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- ½ xícara (chá) de alho amassado
- 1 colher (chá) de orégano

Preparo
Dissolva o fermento em 2 colheres (sopa) de leite morno, junte o açúcar e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e misture bem. Deixe crescer por 15 minutos.
A seguir, adicione o restante do leite, o sal, o ovo e a manteiga e misture bem. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e misture até a massa ficar homogênea. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos.
Unte com 1 colher (sopa) de azeite uma assadeira retangular própria para microondas e enfarinhe.
Distribua a massa no formato de bolinhas (com cerca de 4 cm de altura) e deixe crescer por 60 minutos.
Em seguida, misture o restante do azeite, o alho e o orégano e leve ao forno microondas em potência alta por 3 minutos.
Despeje por cima dos pães crescidos e leve de volta ao forno microondas em potência média por 6 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo e enxuto.
Retire e sirva.

10.4.06

Leituras gastronômicas #12

Primeiros passos na cozinha em historinhas e receitas fáceis
por Renata do Amaral

Para entreter os pimpolhos durante as férias, que tal mandá-los para a cozinha?

O livro "Fogãozinho: culinária infantil em histórias para as crianças aprenderem a cozinhar sem usar faca e fogo", com historinhas de Frei Betto, receitas de sua mãe Maria Stella Libanio Christo e ilustrações de Regina Rennó, pode ser bastante útil nessa empreitada.

Cozinhar pode nem ser exatamente a palavra certa, pois nenhuma das guloseimas vai ao fogo -- cuidado necessário para garantir a segurança dos pequeninos. Para picar os ingredientes, eles devem pedir ajuda a um adulto. Ao final, atenção: nada de deixar a cozinha bagunçada!

Nessa viagem repleta de comidinhas, quem conduz as crianças é a Turma do Fogãozinho, uma trupe de garotos e garotas dispostos a viver mil aventuras sem deixar de lado a gulodice. O herói de história se chama João Limonada e parece com qualquer brasileirinho.

Nos pequenos contos, há bailarinas que dançam sobre fatias de pão com manteiga, governadores que servem melão com presunto, palhaços em crise existencial, sábios importados do Oriente -- mas com jeitão de avô -- e até um sol feito de gema de ovo.

Tudo isso sem esquecer o lado social e pregar a igualdade entre pessoas de todas as cores e classes sociais -- afinal, estamos falando de Frei Betto, frade dominicano, militante de esquerda e conselheiro do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Diversão garantida mesmo, no entanto, é colocar em prática as receitas de cocadinha branca, canapé de salsicha, cajuzinhos, espuma de morango, tomates recheados e tabule, entre outras. São 26 pratos para mostrar aos pequenos que se iniciar na cozinha não é tão difícil quanto parece.

(O)melete

Eu sou fã incondicional de omeletes e fritadas. De qualquer tipo.

Noutro dia resolvi criar algo diferente, que eu ainda não havia experimentado, afinal inventar omeletes é comigo mesmo! Como não tinha muitos ingredientes disponíveis na geladeira, usei o básico do básico: tomates frescos colhidos na horta de um dos meus cunhados e manjericão, uma das ervas que eu mais uso no dia-a-dia culinário.

E não é que ficou uma delícia!
Confira a receita abaixo. É rápida e fácilíssima de fazer.

Omelete com Tomates e Manjericão
Porções: 4

Ingredientes
- 8 ovos (calcule 2 unidades por pessoa)
- 3 tomates firmes e maduros
- 4 folhas de manjericão
- ½ copo americano de leite
- azeite de oliva extravirgem
- sal
- peperoncino em pó (pimenta vermelha)

Preparo
Lave os tomates, corte-os na metade, retire as sementes e corte-os em fatias.
Aqueça um pouco de azeite usando uma frigideira antiaderente e frite ligeiramente os tomates em fatias.
Bata os ovos adicionando o leite, as folhas de manjericão cortadas com as mãos.Tempere com sal e peperoncino a gosto.
Adicione o composto sobre os tomates e deixe cozinhar de maneira uniforme.
Quando os ovos estiverem parcialmente cozidos, com a região central ainda úmida, incline a frigideira um pouco para que a parte mais úmida escorra para um dos lados e solidifique nesta posição.
Com a ajuda de um garfo dobre em três partes e deixe cozinhar mais um pouco, girando-o.
Sirva ainda quente.

Dica: pode ser adicionado também queijo parmesão ralado, basta colocar menos sal ou então substituí-lo por completo com uma quantidade maior de queijo.

9.4.06

Páscoa

Ovos ucranianos

Muitas pessoas vêem a Páscoa como mais uma festa puramente comercial, onde o importante é dar e ganhar os famosos ovos de chocolate (que como em todos os anos custam os olhos da cara). Para outras, é um período de recolhimento e de reflexão. Outros ainda estão interessados apenas no feriado prolongado. Muitos nem se lembram de ir à igreja e participar das celebrações da Semana Santa. Tem gente que reclama daquela "chatice" de não poder comer carne. Outros querem apenas se divertir no sábado de aleluia e "malhar o Judas"... Alguns nem se importam com nada.

Enfim, cada um vê a Páscoa com olhos diferentes, dependendo do credo ou da religião.

Você leitor(a):

Com que olhos vê a Páscoa?
Que lembranças você tem de quando ainda era criança?
Como era (ou é) celebrar a Páscoa na sua família?

Deixe seu relato. Prometo publicá-lo no próximo domingo.

Tradição pascal



De origem lombarda, a colomba pascal está presente há muito tempo em finais de almoço de Páscoa italianos.

A história conta que um rei lombardo chamado Alboino, furioso com a extrema resistência militar imposta pela cidade de Pavia, somente acalmou-se e abandonou seus propósitos de vingança ao ganhar de um padeiro da cidade rival um pão doce em forma de colomba (pomba, em italiano), que representava a paz.

Com sabor suave e um preparo mais delicado, a colomba pascal diferencia-se do panetone pela presença mais acentuada de casca de laranja cristalizada -- que substitui as uvas passas -- e por conter mais manteiga e ovos. Em versões mais incrementadas, o doce é coberto com glacê crocante colorido ou com uma camada de amêndoas (tradicional) e chocolate aromatizado, em decorações sofisticadas e muito sugestivas.

Colomba Pascal Tradicional
Porções: 3 unidades (aproximadamente 500 g cada)

Ingredientes
- 1 kg de farinha de trigo
- 250 g de açúcar refinado
- 3 tabletes de fermento biológico (pão)
- ½ copo americano de leite morno
- 4 gemas
- ½ colher (chá) de sal
- 350 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de raspa de laranja
- 1 colher (sobremesa) de essência de panetone ou de baunilha
- 500 g de frutas cristalizadas

Cobertura
- 1 ½ copo americano de açúcar refinado
- 2 copos americanos de amêndoas sem pele moídas (conserve algumas inteiras para decorar)
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- açúcar granulado para polvilhar

Preparo
Massa: numa bacia grande, misture o açúcar refinado, o leite morno, o fermento biológico e 2 copos de farinha. Amasse bem e deixe fermentar por 45 minutos e só depois disso junte todos os outros ingredientes da massa. Misture bem mexendo até ficar uma massa homogênea (o ponto é mole).
Despeje em 3 formas descartáveis (próprias para colomba). Coloque as formas descartáveis dentro de assadeiras para que facilite ao ser levada ao forno.
Deixe a massa crescer dentro das formas por cerca de 15-20 minutos e acerte com uma espátula.
Espalhe a cobertura e asse a colomba em forno preaquecido (180° C) por 30-40 minutos.
Cobertura: misturar bem os ovos, o açúcar refinado e a baunilha. Adicione as amêndoas. Polvilhe com o açúcar granulado.

Dica: as frutas cristalizadas podem ser substituídas por gotas de chocolate.

Boa Páscoa a todos!

8.4.06

Lista de Compras

Esta manhã, no hipermercado da região:

  • pimentões longos (€ 2,00/kg -- para recheá-los com feijão branco e atum)

  • detergente biodegradável com vinagre de maçã (€ 4,99/confecção com 4)

  • bananas (€ 0,99/kg)

  • mangas tipo Tommy (€ 0,95/unidade -- escolhi duas, as mais maduras)

  • maço de salsinha gigante (€ 2,59/kg)

  • morangos graúdos (€ 1,49/bandeja)

  • ovo de chocolate amargo contendo quatro bombons dentro e uma surpresa (€ 5,99/266 g -- na promoção, porque o preço real era € 12,88)